QUAL O PAPEL DE MARIA NA BÍBLIA?

Ainda lembro do meu tempo de garoto, Coroinha, (garoto que presta auxílio na igreja). Lembro que fui ensinado a reverenciar muitos santos todos os dias, Mas antes de dormir, tinha que dobrar meus joelhos diante de uma imagem e rezar ”Ave Maria”...

Fui criado na igreja católica com a informação de que todos somos filhos de Deus, apoiado em princípios religiosos, na crença e nos sentimentos da alma. A verdade era que eles não queriam que soubéssemos a verdade sobre a palavra de Deus. Para quê saber da verdade? Até hoje é assim com os católicos.

Na igreja Católica, Maria, a mãe de Jesus, é mais reverenciada que todos os cristãos primitivos. Para as meninas e para as mulheres era um privilegio rezarem a Maria, porque, como mulher, ela podia entender e relacionar-se completamente com os problemas das mulheres.

Na missa, aprendi os cânticos a Maria, como Maria Imaculada, Ave Santa Rainha Entronizada no Alto, e Ave Maria. Na turma de jovens, rezavam o rosário a Maria e durante o mês de Maio coroavam uma Rainha de Maio, em honra de Maria.

Maria até tem Dias Santos de Obrigação devotados a ela. Nesses dias é exigido que os católicos assistam a Missa para reconhecer acontecimentos significativos e notáveis sobre ela: a primeira das quais foi a Imaculada Conceição.

A Igreja Católica até hoje ensina que desde antes do mundo começar, Deus sabia que Maria seria a mãe de seu Filho, em vista da salvação que Jesus realizaria como o Cristo. Em função disso dizem ainda que Deus honrou Maria desde o momento de sua existência enchendo-a de graça. Ela era o único ser meramente humano que nasceu livre de todo pecado, original e atual.

Aprendi também que Jesus foi concebido milagrosamente e que Maria ainda era virgem quando ele nasceu e que permaneceu virgem a vida inteira.

Uma outra realização significativa que aprendi é que Maria viveu uma vida sem pecado, e tendo sido preservada livre de pecado até a morte, não era próprio seu corpo sofrer corrupção, portanto, na sua morte, ela foi alçada ao céu, de corpo e alma. Este privilégio que chamam de Assunção.

Privilegiada e também reconhecida por diversas aparições a indivíduos na terra depois de sua morte, sua suposta imagem foi espalhada por varias partes do mundo, sendo estes locais agora santuários onde milhões de católicos fazem peregrinação para receber bênçãos especiais de Maria.

Maria, a mãe de Jesus, mantém um lugar de honra significativo na Igreja Católica e é reverenciada por católicos em todo o mundo.

Seu nome aparece várias vezes nas Escrituras. Estas ocasiões são as únicas vezes que é especialmente mencionada ou referida.

Vemos que a Igreja Católica conserva um bom número de crenças sobre a mãe de Jesus que não estão contidas na Bíblia. As Escrituras não fazem menção à Imaculada Conceição, a vida sem pecado de Maria, nem sua ascensão ao céu.

Também não há recomendações dadas aos cristãos para orarem a ela ou cantarem cânticos de louvor a ela.

Quando uma mulher da multidão tentou honrar Maria porque ela era a mãe de Jesus, ele disse: "Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática". (Lucas 11:27-28).

Esta ocasião foi uma oportunidade para Jesus confirmar que Maria deveria ter um lugar de honra nos corações dos cristãos porque ela era sua mãe, mas ele não quis fazer isso.

O ensinamento da Igreja Católica que afirma que Maria foi virgem até morrer está diretamente contradito pelas Escrituras. A Bíblia afirma somente que Maria permaneceu virgem até que Jesus nasceu (Mateus 1:25), não até que ela morreu. Conforme as relações acima, três evangelhos mencionam que Jesus tinha irmãos e irmãs. Dois dos evangelhos dizem que os nomes dos irmãos eram Tiago, José, Simão e Judas. No evangelho de João 7:1-10 aprendemos que no começo de seu ministério os irmãos de Jesus não criam nele. Mais tarde, contudo, eles devem ter desenvolvido fé nele, porque vemo-los reunindo-se com os discípulos na sala superior depois da ascensão de Jesus (Atos 1:14).

Examinando as Escrituras a respeito de Maria, mãe de Jesus, vimos que a maioria da doutrina da Igreja Católica concernente a Maria não encontra sua origem na Bíblia. As Escrituras não dizem aos cristãos que coloquem Maria numa posição de honra especial na igreja ou no reino de Deus.

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos". (Êxodo 20:4-6)

Os Católicos sentem a necessidade de ver um objeto tangível na adoração. O que alguém precisa fazer para compreender que os Católicos adoram imagens é abrir seus olhos.

Entretanto não creio que haja uma mudança devido a postura hipócrita e secular de lideres religiosos católicos que entendem que a igreja tem muito a ensinar a nada a aprender.

Faça sua reflexão e que Deus te abençoe.

((((Plínio))))

Julgai todas as coisas, retende o que é bom - (I Ts 5:21)

SE ALGUÉM ME SERVIR, O PAI O HONRARÁ (João 12.26)

Redação em 17/12/2008 20:20:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 02/02/2009
Reeditado em 30/05/2009
Código do texto: T1417893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.