VASO NOVO

Textos Básicos: Jeremias 18.2-6 e II Coríntios 5.11-17

Este texto de Jeremias é mais um daqueles textos bíblicos muito conhecidos, mas que tocam fundo ao coração e são difíceis de seguir.

Em um curto espaço de tempo eu fui ministrado duas vezes com este tema, vaso novo, e durante a segunda ministração que eu senti como complemento para a primeira, eu senti o desejo de escrever sobre este tema e compartilhar um pouco do que me foi ministrado.

É lindo quando cantamos “Eu quero ser, SENHOR amado, como um vaso nas mãos do ‘oleiro’...”, pedir a DEUS para quebrar as nossas vidas e fazê-las de novo é fácil, mas poucos realmente estão dispostos a se colocar na condição de barro e permitir que DEUS os mude da maneira que melhor lhe aprouver.

Como queremos ser nova criatura em JESUS (II Coríntios 5.17), se não permitimos que ELE refaça a nossa vida? Não falo de refazer da mesma forma, sim de mudar o que está errado, corrigir as imperfeições, em algumas situações mudar totalmente.

Precisamos permitir que morra a velha criatura, que seja destruído o vaso antigo, para que DEUS faça em nós uma nova criatura, um vaso novo, uma criação conforme a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26-27).

Geralmente quando nos deparamos com alguém que se permitiu ser um vaso novo, aceitou o desafio do SENHOR para se tornar uma nova criatura, a nossa tendência natural é desconfiar, esquecemos que ELE tudo pode e que para aquele que crê nada é impossível (Marcos 9.23).

Muitas vezes precisamos quebrar o vaso, passar por cima de nosso orgulho, de convicções, para permitir que DEUS nos mude e nos transforme em novas criaturas.

Os planos de DEUS, em muitos casos assemelham-se com loucura, pois a pedra do oleiro roda para a direita e para fazer o vaso é preciso que o oleiro rode o barro para a esquerda, então, em várias situações é necessário agir contra a “lógica”, ou a dita “normalidade”, precisamos estar preparados para chocar o mundo e as expectativas.

E você, está disposto a deixar que o OLEIRO faça de você um vaso novo?