TRIGÉSIMA PRIMEIRA AULA DE TEOLOGIA.

TRIGÉSIMA PRIMEIRA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

Quem é católico deverá saber conscientemente o que significa o batismo lendo esse diálogo de Nicodemos com Jesus. Deverá cada um, pai e mãe, saber a importância de o filho ou filha ser batizado e crescer sendo catequizado por eles. São os pais os responsáveis para que o seu filho ou filha seja um cristão. Não é o bolo, os padrinhos, os convidados e as fotos tiradas os mais importantes, mas o valor sacramental e o nascimento da criança no dia do batismo, pois agora ela pertence ao Reino de Deus; nasceu para a vida eterna. “Quem não nascer de novo não entrará no Reino dos céus”. Nascer do alto significa nascer do Espírito que prenhe da água fez nascer de novo pelo sacramento do batismo. Será que os católicos sabem disso? Sabem a importância que tem o sacramento do batismo? Alguém que foi batizado e afirma que é católico sabe o que significa ser batizado? São Paulo chama os batizados de “santos”. Para isso todos nós fomos chamados para sê-los. Ou apenas recebeu uma catequese quando criança, uma tradição religiosa sem entender nada, um costume e nada mais? São sete os sacramentos: Batismo, crisma, confissão ou penitência, ordem, comunhão, unção dos enfermos e matrimônio. Há três sacramentos que são indissolúveis: Batismo. Você é batizado para sempre, mesmo que você deixe de praticar a sua religião católica. Se você quiser abolir o batismo e for ser batizado por outra igreja; o batismo é único. Não há dois. É indissolúvel não apagará jamais, pois é sinal de Deus. É sacramento. Não há dois batismos. O sacramento da ordem é a pessoa consagrar-se ao serviço de Deus ordenando-se para o presbiterato, isto é, ordenou-se a ser padre. “Tu és sacerdote eternamente conforme a ordem de Melquisedeque. [Padre significa pai espiritual]. O padre poderá deixar de exercer o sacerdócio na igreja e se casar, mas, jamais deixará de ser presbítero. Não exerce mais a função de celebrar a eucaristia e os demais sacramentos, questão da Igreja Instituição, mas ele é padre a vida toda e para sempre. O outro sacramento é o matrimônio. Esse sacramento é indissolúvel. “Quem Deus uniu não separe o homem”. É polêmico hoje e sempre foi, pois, o divórcio é a expulsão do amor. E o amor é o próprio Deus. É o Ágape. Seu “Sim” será eternamente sim para Deus, quando disse perante o presbítero e a comunidade.

Jesus se encontra com uma samaritana e pede água a ela. É um diálogo quase como o de Nicodemos, pois ela entendeu que era a água do poço. [Água material]. Jesus lhe explicou que a água que ele estava falando, quem beber não terá mais sede. Ela pediu a ele essa água, para que ela não tivesse mais sede. Mas ela ainda não estava entendendo; pedia a água para matar a sua sede biológica e não a espiritual. Ele pediu a ela: “Vá chamar seu marido”. E ela respondeu que não tinha marido. Jesus revelou que ela tinha falado a verdade, pois já havia vivido com cinco e nem o que ela estava vivendo era marido, Isto é, legalmente, oficialmente casada. Era uma mulher de uma vida escandalosa, indecente. Temos agora uma perícope um pouco difícil, pois, os samaritanos não se davam com os judeus. Jesus era Judeu. Houve uma separação religiosa entre os judeus e os samaritanos. Os samaritanos só usavam os livros do “Pentateuco”. Só Moisés eles conheciam e a “Torá”. Mas nesse diálogo a mulher diz a Jesus que ele é um profeta e sabia que seu povo está esperando o Messias. E imediatamente correu e falou com toda a população da Samaria, que tinha encontrado com um homem que disse tudo sobre a vida dela.

Bem, ela não era samaritana? E como é que ela afirmou que estava esperando o Messias? Quem relata sobre a vinda do Messias são os profetas. E para saber sobre a vinda do Messias deveria ter os livros dos profetas. No Pentateuco não há os livros dos profetas e não fala sobre a vinda do Messias. Sem fazer uma exegese desta perícope não iremos entender este texto tão difícil do evangelho de João. Aqui está a alta teologia a ser explicada à luz desta perícope. Vejamos: O evangelista colocou para dizer aos judeus que os samaritanos se precederão ao Reino de Deus do que eles, que faziam oposição a Jesus. E mostra aqui, justamente, convertendo a samaritana bem como todos da Samaria. Foi a samaritana a primeira apóstola a levar a Boa Nova àquele lugarejo da Samaria. Ela está representando todas as mulheres tanto as judias como as primeiras comunidades cristãs.

Jesus ficou em Samaria dois dias e operou milagres e prodígios. Nós encontramos o diácono Filipe [AT 8, 4-8]. com a sua primeira evangelização na Samaria. É uma das provas que Jesus havia estado lá e convertido os samaritanos. Os evangelhos sinóticos não falam sobre o encontro de Jesus com a samaritana, por isso Mateus pede para ninguém ir à Samaria para levar a Boa Nova. É que Mateus era Judeu e ainda estava alienado no radicalismo judaico a não aceitar os samaritanos por questões religiosas. Jamais Jesus falou para não ir aos samaritanos. Mateus colocou na boca de Jesus essa proibição de não ir ninguém evangelizar os samaritanos, mas não houve essa proibição, pelo contrário, Jesus atraiu para si os samaritanos e os pagãos. Com isso ele inaugura uma nova comunidade católica, isto é, para todos que se converteram. Peço-lhe que imprima.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 01/07/2013
Código do texto: T4366468
Classificação de conteúdo: seguro