TRIGÉSIMA SEGUNDA AULA DE TEOLOGIA.

TRIGÉSIMA SEGUNDA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

Queremos explicar o número de maridos que era permitido pela lei de Moisés. Poderia divorciar-se até três vezes; por causa da dureza do coração, mas a lei não permitia. A samaritana extrapolou-se a viver com cinco. Os cinco maridos representam os cinco deuses do povo da Síria onde os samaritanos foram asilados lá. Por esse motivo não se davam com os judeus, embora sendo da mesma raça. Lá, o diácono Filipe formou a primeira comunidade cristã. [A igreja]. Encontramos esse relato nos Atos dos Apóstolos. [At 8, 4-8]. Leia o relato para compreender melhor.

A água que Jesus fala que quem beber não terá mais sede é a palavra, os seus ensinamentos, a sua doutrina que veio trazido por Ele à humanidade para a libertação. É a sabedoria. [No livro da Sabedoria e dos Salmos falam sobre essa Sabedoria, cuja sabedoria é os ensinamentos doutrinários que Jesus veio trazer à humanidade: é o próprio Deus]. Essa é, pois, a água viva descida do céu: Jesus. Sem a água, matéria, ninguém poderá viver, pois ela é vida como também é morte. Mas a água que Jesus estava falando para a samaritana, é Ele próprio. É ele, Jesus, a palavra, o Projeto de Deus; a sabedoria que vem do alto, isto é, dos céus. O evangelho entra em outra perícope relatando um oficial do governo rogando-lhe que descesse e curasse o seu filho. Mas Jesus o advertiu: “Se não virdes milagres e prodígios, não credes”. O oficial insistiu novamente, rogando-o que curasse o seu filho. “Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem”. O evangelho afirma que o oficial creu e toda a sua família. Ao ir ao encontro de Jesus, o oficial tinha uma fé pobre, fé patológica da cura do corpo biológico de seu filho. Não lhe interessava a vida espiritual, pois era um pagão. Mas, ao ver o filho curado, a fé não era mais vulnerável e nem mais patológica, mas uma fé perfeita que caminhou em direção além do sinal, além do milagre e ultrapassou o sinal, pois a sua fé foi perfeita e se ascendeu além do milagre biológico; chegou a uma perfeição e em outra dimensão: A vida espiritual para a conversão dele e toda a sua casa. Toda fé baseada em milagre biológico é falsa. O milagre só quem opera é Deus e não depende de nossa vontade e sim da vontade de Deus. Aquele oficial além de ser estrangeiro pagão, recebeu a luz da fé convertendo e sendo um missionário e discípulo de Jesus. Aqui está um ponto para uma boa reflexão: A importância dos milagres de Jesus não é a cura biológica, mas a cura do homem total: Corpo e alma espiritual. A cura biológica faz com que a pessoas se transforma em conversão e perfeição, pois o espírito é que vivifica e se renova com uma vida nova e plena. Foi por isso que Jesus disse: “Se não vir milagre e prodígio não credes”. Esse alerta é para todos nós cristãos que, muitas vezes, queremos somente o milagre biológico, mas o espiritual, a mudança de vida em perfeição, nós não buscamos. Alguém afirma: “Eu tinha uma doença incurável e Jesus me curou”. Ótimo. Mas se a pessoa não se converteu, não mudou de vida, essa pessoa continua nas trevas. A sua fé é falsa, pois não se converteu para o alto, mas para o baixo, isto é, para o terrestre. Não poderá ser chamada de cristã. Ela não sabe quem é Jesus e nem o que ele ensinou. Conhece o Jesus milagreiro que faz milagre do corpo e não da alma como se Ele fosse um médico do corpo biológico e não da alma espiritual. E como fica a sua vida espiritual depois que recebeu a cura do corpo? Vai ser uma nova criatura, que foi chamada à perfeição? Jesus sempre curou o homem total. Curou para resgatar totalmente a se tornar seu discípulo. Quem foi curado biologicamente e não houve uma mudança na vida religiosa, não se converteu, não poderá afirmar: Sou cristão, ou sou cristã. Está se enganado, pois ficou alienado e preso no mundo carnal e longe da vida espiritual. [A sua vida é terrestre]. Peço-lhe que imprima.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 02/07/2013
Código do texto: T4368048
Classificação de conteúdo: seguro