TRIGÉSIMA QUARTA AULA DE TEOLOGIAS.

TRIGÉSIMA QUARTA LIÇÃO DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

[Trigésima quarta aula].

João começo seu evangelho afirmando que Jesus é a palavra que está em Deus e Deus se encarnando para ser homem Deus. Na sua narração ele já começa a mostrar que Jesus é o pão eucarístico. O relato todo ele afirma que Jesus é Deus e não o filho de Deus. É o Deus eucarístico e encaixa no fim com o lava pés. Aí ele completa com o ensinamento da humildade e da caridade: “Jesus lava os pés dos apóstolos antes da ceia eucarística”. [Jo 13, 1-13]. [Leia o texto para compreender melhor a narração].

Jesus subiu a Jerusalém junto a porta das ovelhas, um tanque chamado em hebraico de Betesda, que tem cinco pórticos. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cego, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. [pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois de agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse]. [Crendice]. O evangelista coloca nesse texto esse relato de crendice popular para depois fazer uma teologia do valor do ser humano quanto ao dia de sábado. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos, isto é, que era paralítico. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: “Queres ficar curado?” O enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me punha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já antes desceu antes de mim.” Ordenou-lhe Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” No mesmo instante, aquele homem ficou curado. (Jo 5 1-8).

Vamos fazer aqui uma exegese desta perícope. Ao centurião Jesus curou o seu filho por que ele o rogou. Aqui, não. Jesus chega perto dele e o pergunta se quer ser curado. O paralítico não disse, quero. Foi explicar a dificuldade que ele tinha para cair na água à hora em que o anjo movia a água. Jesus ao ouvi-lo lhe ordenou que pegasse a sua cama e fosse para a sua casa. Ele se levantou e foi embora curado. E o texto não diz que ele se converteu. Pelo contrário. Esse paralítico foi grosso, obtuso, mal agradecido e delator, pois, os judeus ao vê-lo carregando a cama em dia de sábado, que não era permitido, protestaram que ele estava violando a lei do sábado. Ele encontrando com Jesus, afirmou para os judeus que tinha sido ele que mandara carregar a cama. Ingrato e mal agradecido, pois delatou para os Judeus que tinha sido Jesus que o ordenou levar a sua cama em dia de sábado e nem lhe agradeceu e nem lhe perguntou quem ele era com tanto poder que o curou. [Aqui está um texto do qual esse paralítico ficou satisfeito de ser curado biologicamente; a cura espiritual não lhe interessou. Ele é o protótipo de muitos que se alvoroçam a si dizendo ser cristãos nos dias de hoje]. Foi aí que Jesus entrou em polêmica contra os judeus e doutores da Lei. Eis o porquê, que Jesus fez o milagre àquele paralítico sem que ele o pedisse, a fim de que pudesse mostrar aos judeus que o homem tem maior valor de que o sábado. E explicou para eles: “Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também”. Veja que teologia o evangelista João nos mostra nesse relato: “Meu Pai continua a trabalhar e não cessa de trabalhar”. Pois todos os dias e horas nascem crianças, morre muita gente, chove, há calor, frio, noite e dia e o sol a brilhar. Nasce na lavoura o trigo e toda planta que nos alimenta. Toda essa maravilha em todo o universo é Deus que age, pois Ele é vida. Quanto ao relato de o anjo descer e mexer na água da piscina para curar o primeiro que ali caísse, é um conto popular que o evangelista colocou no texto e está entre parêntese. Foi colocado depois esse conto popular. Há escritos que não tem essa passagem. Mas, o mais importante é o agir de Jesus no dia de sábado. Houve aí uma provocação de Jesus aos judeus pelo fato de eles darem mais valor ao dia de sábado do que os valores humanos. Por isso Jesus declara: “O filho do Homem veio para salvar a todos”. Que significa o que Jesus quis dizer filho do homem? Deu valor a humanidade nascendo como homem. Homem representa todo ser humano descendente de Adão. Jesus se diz ser humano mesmo sendo Deus, por isso ele humanizou a todos nós. O mundo de hoje, pelo contrário, está desumanizando e desassociando, marginalizando. O “ter”, hoje, tem mais valor do que o “ser”. Quem dá esse valor no ter, isto é, nas coisas matérias, são os cristãos ateus, materialistas, mercenários, capitalistas e o mundo de hoje está cheio desses falsos cristãos. Não se pode ser chamado de cristão esse tipo de pessoas que é mais joio do que trigo.

Nós também temos essa crendice de milagres que aparece aqui, ali e multidões que vão atrás de cura biológica e a espiritual fica em segundo plano. [auto-sugestões]. Cura emocional e nada mais.

Não passa de uma lenda esse relato que o evangelista colocou dando um valor nas crenças e contos populares. Aqui está um ponto de meditação para muitos que pensam em fazer correntes de oração por alguém que está doente que Deus irá lhe atender. Deus já sabe o que a pessoa precisa. Muita gente ora e faz corrente de oração esforçando-se ter muita fé para exigir de Deus cura patológica. [Cura somente do corpo e a alma fica em terceiro plano, o que Jesus nunca ensinou]. Enganam-se, pois Deus dá a quem ele quer e na hora que ele quer. Não depende de corrente de oração e nem grande fé. Deus não faz a nossa vontade. Nós é que devemos fazer a Sua vontade imitando o seu filho Jesus Cristo. Por isso Jesus disse ao oficial do governo: “Se não vir prodígios e milagres não credes”. [As igrejas hoje estão cheias de gente atrás de curas patológicas; a espiritual não, mudança de vida, não; essa não depende de igreja, mas de a gente está em sintonia com Deus fazendo a sua vontade imitando a Jesus]. Ser cristão não é rezador e sim viver a experiência de Jesus. Ter a fé de Jesus e não ter fé em Jesus. Cristão é ser um novo Adão; um novo Cristo. Peço-lhe que imprima.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 04/07/2013
Código do texto: T4371640
Classificação de conteúdo: seguro