É PRECISO CRER

Texto Base: Lucas 7. 18 – 23.

INTRODUÇÃO: João Batista foi parar na prisão por causa de sua ideologia, sua crença. Ele irritou Herodes, a quem chamavam rei, ao denunciar seus problemas morais. Era uma prisão injusta num sistema injusto. Ele sentia-se só e abandonado. Não havia esperança! João Batista, como muitos dos seus compatriotas judeus, tinha esperado que Deus mandasse alguém para se opor às poderosas autoridades do seu tempo. Quando Jesus veio, muitos imaginaram que Ele traria liberdade política. E assim a paz que tanto almejavam. Mas ficaram decepcionados, pois Jesus não agitou multidões com seus discursos inflamados nem recrutou grupos de combatentes. Para quem estava decepcionado, porque Jesus não era um Messias revolucionário, o Messias mostrou o poder de Deus por meio de sua graça que alcançava as pessoas consideradas desprezíveis: os pobres e os pecadores.

Perder o ânimo porque nossos sonhos não se realizam, segundo as expectativas que temos sobre a ação de Deus, pode tornar-se um fardo muito pesado. O propósito de Deus é trazer ajuda e esperança a todos quantos crêem Nele. E o desafio é que continuemos crendo e tendo esperança, mesmo quando tudo parece ameaçador ao nosso redor. O propósito de Deus é que: é preciso crer apesar de...

1) É PRECISO CRER APESAR DA DECEPÇÃO: João Batista e seus compatriotas estavam decepcionados com o Messias que Deus havia enviado. Eles pensavam que Jesus seria o mais revolucionário de seu tempo, mais agitador. Porém a atitude de Jesus, os discursos de Jesus não eram nada que o imaginado por todos os que esperavam um libertador político. Isso trouxe muita decepção àqueles homens; seus ideais, seus sonhos foram completamente frustrados. A decepção era grande.

No v. 19 do texto base, nota-se que João Batista envia dois de seus discípulos para fazer uma pergunta a Jesus: “És Tu aquele que estava para vir?”. A pergunta não implica em uma derrota completa na fé que João Batista demonstrava; no entanto, ele esperava que Jesus seguisse um método diferente quando deu testemunho dEle como sendo o Messias.

Em nossa vida não é diferente, temos sonhos, temos muitos ideais e esperamos alcança-los. Muitas vezes depositamos esses sonhos e ideais em outras pessoas e nos decepcionamos, assim como João Batista e seus compatriotas. Por este motivo passamos a nos considerar pessoas derrotadas. Mas Deus, por meio do Espírito Santo, nos encoraja, nos traz a resposta consoladora aos nossos corações dizendo que é preciso crer apesar da decepção; decepção com as pessoas, decepção em sonhos que ainda não foram realizados.

Você se sente decepcionado com alguma coisa? Decepcionado com alguém? Se sente como João Batista, um derrotado na fé? Um derrotado na vida? Creia que Deus pode e vai responder às suas orações tudo a no tempo Dele e da maneira Dele.

2) É PRECISO CRER APESAR DO DESÂNIMO: João Batista enviara dois de seus discípulos a Jesus, perguntando se Ele seria Aquele que estava sendo esperado. Essa atitude de João era inesperada, pois logo ele que havia preparado o caminho de Jesus; porém essa atitude mostrou que João esperava que Jesus trouxesse julgamento, um tema que ele tinha enfatizado no seu próprio ministério. Ele não podia entender por que Jesus não punia os pecadores, mas realizava constantemente obras de misericórdia. Isso foi um golpe duro para o entendimento de João e daqueles homens. Viria outro para cumprir as ameaças de julgamento tanto anunciadas?

A pergunta de João e de seus discípulos expressa claramente o desânimo que se apoderou de suas vidas, pois tudo o que foi dito acerca do Messias, no entendimento de João, agora estava sendo frustrado com as atitudes de Jesus, era um grande motivo de desânimo. Ainda mais que João Batista estava preso e prestes a perder a vida. Motivo maior que este para desanimar uma pessoa que passou a vida toda acreditando em um ideal não poderia existir.

Mas Jesus não os deixa sem resposta e sem ânimo. Ele, após ser questionado, opera muitos milagres e diz para os dois anunciarem a João Batista o que haviam presenciado (v. 21,22). Jesus sabia que João se lembraria do que dizia o profeta Isaías sobre aqueles acontecimentos. (...Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria;... Is 35. 5,6a). Esta era uma mensagem encorajadora para um homem que estava desanimado, era animadora para aqueles que haviam esperado o cumprimento das palavras do profeta Isaías.

Qual de nós não se sente desanimado com as situações que envolvem nossa vida? Qual de nós não se desanima com pessoas e muitas vezes com o próprio evangelho? Será que estamos acreditando em algo errado? Porventura o nosso ideal é um fracasso?

Estas perguntas são comuns na vida de quem está em crise e desanimado. Estas perguntas são também o motivo de muitos desanimarem na sua caminhada no evangelho de Cristo. É certo que nos problemas que envolvem a nossa vida sempre irá existir motivos para desanimar-nos; também é certo que teremos decepções com pessoas e isso nos fará desanimar. Enfim sempre haverá um motivo para nos fazer pessoas desanimadas.

Contudo, da mesma maneira que Jesus não deixou João e seus compatriotas sem resposta, no desânimo; Ele também responde às suas perguntas da mesma forma hoje. Ele não faz de você uma pessoa desanimada sem motivos de crer. Apesar de tanto desânimo existente, Ele te dá ânimo para crer no evangelho e em suas promessas. Creia que Jesus pode mudar seu desânimo seja com o evangelho, seja com pessoas; Ele tem poder para transformar tudo, inclusive o seu ânimo.

3) É PRECISO CRER APESAR DA FALTA DE ESPERANÇA: João preso e prestes a perder a cabeça se via sem esperança. Este era um motivo muito forte para que seus seguidores perdessem também a esperança. Era uma cascata, o líder perde a esperança e todos os seus seguidores o acompanham. Recordo-me sobre uma reportagem sobre pessoas que estavam no “corredor da morte” nos presídios norte-americanos. Todas as pessoas que ali estavam não tinham mais esperança sobre nada da vida, em consequência suas famílias e amigos sentiam-se da mesma maneira, só se percebia a falta de esperança em seus olhares.

Fico imaginado os dois discípulos de João recebendo aquela instrução do seu “mestre”, como poderiam fazer algo para alguém que não tinha mais esperança? Fico também imaginando como deve ter sido a caminhada daqueles homens até se aproximarem de Jesus; quantas coisas não se passaram por suas mentes? Imagino também o olhar daqueles homens ao ver o que Jesus estava realizando.

Mais fico a imaginar também o olhar de JESUS para aqueles homens, Jesus conhecia o coração deles, Jesus sabia que era a última tentativa de resgatarem as esperanças perdidas; Jesus sabia que aqueles homens e também muitas outras pessoas estavam passando pelo mesmo sentimento, a falta de esperança. Era como se Jesus estivesse olhando para os olhos de João preso, aguardando sua sentença.

Talvez você esteja se sentido assim. Você não está no “corredor da morte” de um presídio, mas tem o mesmo sentimento de quem passa por este corredor. Ao passar pelo corredor da vida sente-se desesperançado, sem motivos de se alegrar, tudo a sua volta traz tristeza, seus sonhos não se realizaram; você é pressionado pelo seu chefe no trabalho; você foi rebaixado na repartição onde trabalha; seu cônjuge te deixou; perdeu o emprego; é excluído por familiares e amigos. Que esperança ter numa situação como essa. Crer em que? Será que Deus se esqueceu de mim? São as duas principais questões que se faz.

Apesar de tantos motivos que o corredor da vida nos dá para não termos esperança, em Jesus você pode confiar, Ele não te desampara, Ele não te deixará só lembre-se do Salmo 23.4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Ele não deixou João e seus discípulos sem esperança e com certeza você pode crer que Ele não vai te deixar sem esperança.

CONCLUSÃO: Lembre-se, perder o ânimo porque nossos sonhos não se realizam, segundo as expectativas que temos sobre a ação de Deus, pode tornar-se um fardo muito pesado de se carregar. Porém o propósito de Deus é trazer ajuda e esperança a todos quantos crêem nele. E o desafio é que continuemos crendo e tendo esperança, mesmo quando tudo pareça ameaçador ao nosso redor. É preciso crer mesmo que tudo pareça perdido e sem volta.

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 08/12/2013
Código do texto: T4603155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.