O CONFORTO DIVINO

Texto Base: Isaías 40.1-6

Com estas palavras imortais o profeta sente-se transportado pelas notícias sensacionais que lhe compete transmitir, e este sentimento põe nos seus lábios palavras impregnadas de divina e santa inspiração.

Esta mensagem soberana de conforto divino serve de prólogo (introdução) à segunda parte do livro de Isaías. Nela, ouvem-se vozes de arautos soando na noite de dúvidas e provações, e clamando que se aproximava o fim daquela fase de castigo divino.

Ao mesmo tempo, a mensagem de divino conforto a corações aflitos, angustiados, abatidos pela dor constitui um dos maiores e mais elementos do evangelho.

1) O CONFORTO DIVINO FALA SUAVEMENTE AO CORAÇÃO: (v.2)  “Falai benignamente a Jerusalém”, literalmente significa: “Falai ao coração de Jerusalém”. Jerusalém simboliza o povo escolhido no cativeiro. O povo que estava sendo oprimido, não tinha mais nenhuma esperança. Um povo que não acreditava mais nas coisas ditas por profetas. Isso fez com que esse povo não escutasse mais com o coração, não sabiam mais o que era isso, por isso Deus ordena que Isaías fale ao povo, não como antes, Deus manda falar-lhes ao coração para trazer-lhes conforto, que eles foram escolhidos pelo Senhor dos exércitos e isso soaria muito bem aos corações daquelas pessoas.

Esta palavra também se aplica nos dias de hoje, pois você também foi escolhido por Deus, conforme podemos ver em Efésios 1.4,5 “...como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,...”, nós estávamos presos ao pecado mas agora através de Jesus Cristo fomos libertados, fomos escolhidos por Deus. Deus continua falando aos corações de forma suave, agradável para aqueles que aceitarem e acreditarem com fé, possam participar das bênçãos que Ele tem preparado para sua vida.

2) O CONFORTO DIVINO NÃO É PELA METADE: (V.2b)  “...já recebeu em dobro...” A palavra hebraica, aqui traduzida por dobro, significa abundância, ou medida cheia. É isto que Deus ordena ao profeta dizer ao povo, que o castigo, ou seja, o sofrimento que passaram era mais que suficiente; a medida já era cheia. Isso também implica dizer que Deus é justo, Ele não deixa as coisas pela metade, nem mesmo o castigo que é merecido, pois foi isso o que aconteceu com aquele povo, o castigo foi completo; entretanto a misericórdia de Deus também é completa, dobrada. Paulo quando escreve a Timóteo em sua primeira carta capítulo 1 versículo 14 diz: “...e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” Assim também é o conforto divino na vida daquele povo, estavam na abundância do castigo divino, do sofrimento pelos seus pecados, mas a graça de Deus os superabundou de bênçãos recebidas de Deus.

Esta mesma promessa continua firme atualmente, Deus não dá bênçãos pela metade, Ele dá por completo. Em Filipenses 1.6 Paulo diz: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” E com certeza isso se fará na sua vida, pois Deus não deixa nada pela metade, por isso o sofrimento de Cristo Jesus já foi mais que suficiente por nós, e Deus sabe disso e quer nos confortar para que abracemos a fé em Cristo que faz tudo por nós. Creia hoje e receba todas as promessas de Deus dobradas em sua vida.

3) O CONFORTO DIVINO DEPENDE DA MISERICÓRDIA DIVINA: (v.6)  “Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar?” O profeta explica agora que esta mensagem de conforto de forma alguma depende dos esforços do homem, provém antes da misericórdia soberana e divina, pois toda carne é erva, e vã é a esperança do homem que nela confia.

O povo estava confiante que do meio deles surgiria àquele que restauraria a sorte de Israel, estavam com suas esperanças voltadas para a força de um homem que pudesse enfrentar as forças opressoras. É nesta hora que o Senhor fala com o profeta e diz clama, pois ao mesmo tempo em que ele escuta essa voz dizendo para que clame, o profeta responde o mesmo que o povo responderia que hei de clamar? Afinal de contas o profeta também estava passando pelas mesmas situações que o povo, nos sugerindo assim que ele também estivesse com suas esperanças necessitando ser renovada em Deus.

O profeta, assim como o restante do povo, se encontrava desanimado, sem disposição, e mesmo assim como confiar em outro homem que é mutável, hoje é de um jeito amanhã de outro? A palavra do Senhor ao profete e ao povo era clara, somente no Senhor Deus Todo-Poderoso há redenção (efeito) perdurável e abundante, e no meio de tudo o que é mutável a Sua Palavra permanece para sempre.

Deus quer dar disposição inalterável em face de situações difíceis; Ele te encoraja a continuar a busca-lo, a clamar por Ele hoje e Sempre. Queres ser agraciado com as misericórdias divina? Clame, clame, clame ao Senhor. Somente Ele fará tudo mudar para melhor em sua vida.

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 11/12/2013
Código do texto: T4607080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.