BUSCAR AO SENHOR

Texto Amós 5.4

Introdução: O homem vive uma constante busca. É a busca pelo poder; busca pelo sucesso; busca pela felicidade. Mas a humanidade se esqueceu de buscar ao Senhor, a humanidade se esqueceu de buscar a verdadeira felicidade que só se pode achar em Deus. No livro de Amós tudo isso se vê de maneira bem clara. Em face das lutas entre seus vizinhos da parte norte, Israel tornou-se um dos principais locais de comércio, trazendo assim prosperidade para o povo. Porém não foi isso o que aconteceu. A busca pelo poder, pela riqueza, pelo sucesso fez que a nação se desviasse de sua busca verdadeira, a Busca pelo Senhor. Os santuários de Betel e de Gilgal, especialmente o de Betel, estavam apinhados de adoradores. A adoração a Baal certamente havia sido suprimida por Jeú, o sucessor de Acabe, mas o espírito, se não a forma, havia permanecido nos santuários autorizados, onde supostamente Jeová era adorado. Ali o opressor do pobre, o rico a regalar-se em seus luxos, adorava com uma consciência embotada ou morta. Externamente tudo era feito de conformidade com a regra, mas não havia verdadeira adoração segundo a compreendemos hoje. Israel tinha cessado de viver perante Deus, tal como havia acontecido no deserto, sob Moisés, e agora estava meramente existindo para Deus. Os santuários talvez estivessem apinhados de adoradores, mas Deus não se achava presente. A superstição e a imoralidade tinham tomado o lugar da piedade e da sinceridade. Amós vem chamar atenção para que o povo voltasse a Buscar ao Senhor como antes e este versículo aponta alguns caminhos que veremos como buscar ao Senhor.

Buscar ao Senhor é Sinal de Prudência:

(13) “O que for prudente...”

Amós fala, a mando do Senhor, que buscá-lo é sinal de prudência. A nação de Israel havia perdido esta prudência e hoje em dia vemos que muitos estão iguais ao povo daquele tempo.

Mostrar prudência na busca ao Senhor é mostrar obediência ao seu mandato. Dois textos mostram esse principio tão importante, Sl 111:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre. Pv 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Obediência e Sabedoria são importantes e primordiais para buscar ao Senhor.

Buscar ao Senhor é Sinal de Temor: (18) “Aí de vós que desejais o Dia do Senhor! ... é dia de trevas e não de luz.”

Amós mostra que a situação era desesperadora a ponto de pedirem o juízo divino sobre suas vidas. Sob tais condições era inevitável que crescessem a insatisfação e o desassossego. Amós foi um daqueles homens que perceberam o fato. Ele percebeu a negra nuvem de julgamento surgir no horizonte. Havia forças sociais, morais e políticas em operação que realizariam a vontade de Deus e executariam o juízo que já tinha sido decretado. O Dia do Senhor para quem esta cometendo injustiças não é um dia de luz e sim de trevas.

Buscar ao Senhor é Sinal de Vida:

(4) “Buscai-me e vivei.”

Para que se achasse esperança, achasse salvação era necessário buscar ao Senhor e assim receber a vida. Não a vida triste e cheia de aflições, mas a Vida Eterna. Para que isso aconteça é necessário ter uma vida com Deus, uma vida de comunhão. Só assim aquele que o buscar poderá alcançar a Vida. Jesus prometeu dar vida abundante àqueles que o buscassem e esta promessa ainda esta valendo para hoje.

Conclusão: A Busca pelo Senhor é sinal de Prudência, é sinal de Temor, é sinal de Vida, de Vida com Deus e a certeza de que se está no caminho para a Salvação.

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 09/01/2014
Código do texto: T4642876
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.