TUDO QUE PEDIRMOS ELE NOS DARÁ

Leitura de João 15: 1-10; 15,16

Foco nos versículos: 7, 8 e 16

O QUE VOCÊ TEM PEDIDO A CRISTO? POR QUANTO TEMPO VOCÊ TEM PEDIDO?

Imagine ter todos os seus pedidos atendidos? Imagine tudo quanto vc pedir o Senhor te der?

O QUE VC TEM PEDIDO A CRISTO?

Vamos ver as palavras de Paulo em Rm 8:26.

NÃO SABEMOS PEDIR COMO CONVÉM.

Nesta passagem de João 15, podemos destacar diversas coisas importantes que falam do caráter daqueles que quem ser varas ou galhos na videira verdadeira.

Mas antes disso pense nos galhos que estão na videira: são eles que apresentam a beleza da árvore e sustentam os frutos.

Todas as necessidades dos galhos são supridas pela raiz e caule.

Pensemos assim: o galho pede e a arvore dá. Ou pensemos melhor ainda: o galho não pede nada, porque todas as suas necessidades são supridas pela planta, porque uma vez nela, faz parte dela.

Jesus disse: Eu sou a videira, vós sois as varas, algumas traduções ramos e para a gente entender bem claro vou falar galho. E o Pai é o lavrador, aquele que cuida da árvore, tira as pragas, limpa, protege a árvore.

Algumas coisas importantes sobre a videira que é Cristo:

1. CRISTO – A VIDEIRA, ESTÁ NO PAI;

Cristo a todo momento ressaltou a importância de Ele estar no Pai, e esse é o primeiro e fundamental aspecto para se ter o que se pede. Jesus não fazia nada por sua própria vontade, mas o seu modelo de comunhão com Deus era tão intenso que quem via Jesus via o Pai. Não apenas pelas obras, mas pelo caráter de Jesus. Como vimos no estudo, Jesus crescem numa educação que prezava o ensino da Palavra e um comportamento reto diante de Deus. Mas Jesus buscava constantemente uma relação intima, de confiança, de entrega e certeza total de que os caminhos do Senhor eram mais altos que os dele, homem. Como no Getsemani.

2. O PAI PODA SUA ÁRVORE;

A poda é um processo doloroso para a árvore. Mas extremamente necessário, seja para que a planta cresça mais, para dar mais frutos, ou até mesmo para ficar mais bonita e se desenvolver melhor. Existem vários tipos de podas, mas a que considero mais próximo do objetivo de Cristo e que acaba por abranger todas as outras é a poda de formação. Ela acontece no início da vida da planta e serve para direcionar o seu desenvolvimento. É assim mesmo que o Pai faz conosco. Quando nascemos no evangelho e ainda estamos tateando, cheio de ansiedades, se nos colocamos nas mãos do Pai, ele poda nossas ansiedades, futilidades e vai cortando e cortando mais até entramos no ritmo da árvore.

3. É PRECISO ESTAR EM JESUS;

E para isso temos um modelo, que como já dito foi o melhor. Jesus é nossa videira, é nosso modelo, é nossa raiz. É preciso que o caráter de Cristo seja formado em nós, mas para isso precisamos estar nesta videira. Vamos ler 2 Co 10:5. Estar cativo. Estar preso em Cristo. Levar todo nosso pensamento, entendimento ao crivo, a peneira do que glorifica a Deus.

4. PERMANECER NO AMOR – OBEDIÊNCIA, GUARDAR OS MANDAMENTOS;

Estar na videira verdadeira, ser podado, entrar no ritmo da árvore, requer acima de tudo obediência. Vamos ler o 10:14. Ser amigo, estar em Cristo é obedecer as suas palavras, se deixar ser lavado por ela, se entregar às mãos do lavrador. O galho não pode dizer a árvore que quer seiva quando na verdade o que precisa é agua. Afinal de contas se este galho está na arvore, a arvore sabe o que ela precisará. Os ramos serão frutíferos se aceitarem de bom grado cada suprimento enviado pela videira. Vamos ler Fp: 4:6 e Jo: 15:3. Somos limpos pela Palavra que está em Deus, trazida por Jesus e hoje lembrada pelo poder do Espirito santo que nos ilumina diante da leitura da Palavra.

5. TER OS SEUS PEDIDOS ATENDIDOS.

Finalmente chegamos ao clamor do meu coração através dessa palavra de João 15. Vamos ler mais uma vez os versículos 7, 8 e 16. Antes de ter nossos pedidos atendidos precisamos passar por todas essas etapas citadas e as que eu não citei. Paulo disse que não sabemos pedir como convém, Tiago ainda acrescenta em seu livro cap 4:3.

Hoje pedimos tantas coisas ao Senhor e na maioria das vezes não somos atendidos. Graças a Deus. Como vimos estar na videira, fazer parte dela, é verdadeiramente partilhar do que está entranhado nela, O Espírito Santo. Circulava na vida de Jesus e Ele nos deixou como herança para que lembrássemos de tudo quanto ele ensinou. E mais que isso para que fosse em nos moldado o seu caráter. Cristo não pedia a Deus coisas supérfluas ou que buscassem engrandecer a Ele mesmo, mas em tudo glorificava ao Pai. Ele disse a Pilatos que o seu reino não era deste mundo e Paulo nos exortou em Cl: 03: 1-3.

Ainda não sabemos pedir. Se não temos é porque pedimos mal. E se pedimos mal ainda carecemos de uma transformação de caráter, de um envolvimento real e intrínseco com o Espirito que nos foi deixado, e que nos ajuda traduzindo para Deus aquilo que realmente precisamos.

Ainda carecemos de obedecer a palavra e os mandamentos, mas principalmente carecemos de aceitar de coração limpo e com ações de graça a poda do lavrador.

O QUE VC TEM PEDIDO A CRISTO?

Casas, carros, dinheiro, casamento... Criticamos nossos irmãos em outras congregações pelas teologias as prosperidades, mas também temos pedido mal. Ainda queremos nos deleitar em paz e gozo na terra, mesmo sabendo que não foi isso que Deus nos prometeu.

Hoje só uma coisa peço a meu Paizinho, que eu possa dar lugar ao Espirito dEle, para que possa estar pronta para as dores e aflições que me abatem, mas que não me deixe cair, nem me lance fora. Que a seiva do Espirito Santo flua em mim e eu venha a dar bons frutos. Não para que todos me vejam e me gloriem, até porque ninguém olha para uma arvore e diz que galho lindo, mas enaltece a árvore. Importa que o Senhor cresça e que nos diminuamos.

Leila Barreto
Enviado por Leila Barreto em 17/01/2015
Código do texto: T5104398
Classificação de conteúdo: seguro