Evangelho 23

Evangelho (Jo 6,44-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Novamente Jesus menciona a comunhão do seu corpo e do seu sangue na Eucarístia. Essa comunhão do corpo e sangue de Jesus, abre o nosso entendimento sobre as coisas de nosso Pai, já não somos mais do mundo, agora somos de Deus.

Através da prática da comunhão, ficamos mais próximos do nosso criador e do Salvador Jesus Cristo. Como os apóstolos no caminho de Emaús que caminharam com Jesus e só o reconheceram quando Jesus partiu o pão (seu corpo) e eles comeram e compreenderam que aquela pessoa era Jesus. Em outra passagem, quando Jesus já havia feito o milagre da multiplicação dos pães, no dia seguinte a multidão que comera dos pães, retornou. Jesus diz: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. João 6:26.

A Eucarístia transforma o homem para sempre. É a carne de Jesus que dá vida ao mundo.