Evangelho 24

Evangelho (Jo 6,52-59)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

No evangelho de hoje, novamente Jesus fala da Eucarístia enfatizando os atos de consagração feitos na última ceia. Tomou o pão em suas mãos abençoou e o repartiu com seus discipulos: Isto é o meu corpo que é dado por Vós. Do mesmo modo, tomou o cálice de vinho em suas mãos e o repartiu com seus discípulos: Este é o cálice com o meu sangue, o sangue da nova aliança que é feita com todos os homens para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

Antes de Jesus, os homens sacrificavam animais, coletavam o sangue e purificavam tudo e todos espargindo esse sangue. Depois, cremavam os animais.

Jesus, o cordeiro de Deus puro e sem mancha, Deus feito homem, foi o sacrifício definitivo para a remissão de nossas faltas, para que toda pessoa que nele crê, tenha a vida eterna. A partir desse sacrifício do verdadeiro Corpo e verdadeiro sangue, somos todos reconhecidos como filhos de Deus. Verdadeira comida e verdadeira bebida espiritual.

Por um homem, Adão, e por uma mulher, Eva, o pecado entrou no mundo, por um homem, Jesus, e por uma mulher, Maria, recebemos a remissão dos nossos pecados e a salvação entra no mundo.