Evangelho 1/5

Evangelho (Mt 13,54-58)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Pois bem, Jesus foi a Nazareth onde nasceu e toda a sua família morava, sua Mãe Maria e seus irmãos e irmãs, já que seu Pai terreno, José, já havia falecido.

Jesus tinha uma família grande, isso era muito comum naquele tempo. Muitos insistem numa crença de que Jesus era filho único, o que não é verdade, ele tinha muitos irmãos, aliás, que diferença isso faz para que ele seja o nosso salvador, talvez, se fosse pregado que ele tinha muitos irmãos, houvesse uma proximidade maior de todos nós, para ter uma intimidade maior com ele e uma certa familiaridade.

Todos o conheciam como homem, carpinteiro, filho daquele lugar e duvidaram que ele era o Messias. Isso não permitiu que Jesus fizesse ali muitas curas.

Esse evangelho nos mostra o quanto julgamos as pessoas pela aparência e somos cegos para o conteúdo de seus corações.