Evangelo 2/5

Evangelho (Jo 14,7-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós

-- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”

9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nesse texto, Jesus mostra o quanto somos obtusos em nossa fé, o quanto precisamos fortalece-la. Ele cança de repetir esse ensinamento trivial, quem me vê, vê também o Pai. Ele nos pede que confiemos nele e que peçamos tudo em seu nome e ele nos atenderá, ele quer realizar as obras necessárias ao fortalecimento da nossa fé.

Devemos começar as nossas orações, pedindo a ele que fortaleça a nossa fé, que nos encha de perseverança e nos dê um coração puro para entender os seus ensinamentos, pedir a ele que transforme o nosso cérebro teimoso, que apague e dissolva as amarras que nos impedem de crer nele e realizar as suas obras.