HISTÓRIA DA BÍBLIA.

COMO FOI QUE SURGIU A BÍBLIA?

Por Honorato Ribeiro.

1ª PARTE.

A Bíblia é uma palavra grega e está no plural, que significa conjunto de livros sagrados e inspirado por Deus. O próprio Deus é o autor. O primeiro livro se chama Gênesis e o último se chama Apocalipse. Quando começou a ser escrito esse livro, falando da criação, o mundo já existia a mais de milhões de anos. Talvez bilhões. O autor (Um grupo de sacerdotes) narra tudo que ele estava vendo; o que já existia. Nada foi novidade: a abóboda celestial, as estrelas, o sol, a lua, o mar os peixes, os animais terrestres em sua espécie. Ao escrever sobre o homem e a mulher e o filho bom e o outro mau – o fratricida – já havia na Terra iguais essas personagens: Caim, o mau e Abel o bom. O pecado já havia, mas ele não diz que pecado foi. Faz um simbolismo de árvores, cobra, - mito - fruto proibido e Deus descansou no sétimo dia. Essa explicação do descanso é que o povo israelita ou hebreu estava escravos na Babilônia. Se Deus descansou o homem tem o direito de um dia descansar. Então escolheu o sábado sendo o sétimo dia do descanso e louvar a Deus. Os Israelitas eram os únicos, entre os povos, que adoravam um só Deus. Eram monoteístas; os demais povos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses; entre muitos deuses, adoravam árvores, cobra, os astros, os planetas, o sol. Como chegaram a escrever? Pela tradição histórica dos patriarcas e contavam de boca em boca passando de geração a geração e conservavam até que foi escrito os livros do Pentateuco, no ano 722, pois não havia ainda descoberto a escrita. Depois foram escritos os demais livros por vários escritores inspirados por Deus. Demorou muitos anos para ser escrito cada livro, pois tudo era manuscrito escrito nos papiros ou pergaminhos e não podia errar. Não havia o recurso que temos hoje, por exemplo: a imprensa, a máquina de escrever, o computador, a internet, o celular que, ao escrever errado, pode apagar e escrever corretamente e rápido.

Como surgiu o Novo Testamento? Depois que Jesus foi condenado à morte de cruz, ao terceiro dia ressuscitou e apareceu primeiro à Maria Madalena e as suas companheiras. Depois aos apóstolos e discípulos. Com a aparição de Jesus ressuscitado aos apóstolos e discípulos, após o pentecostes, eles saíram e anunciaram o evangelho, mas de boca em boca. Os ensinamentos, prodígios e milagres que Jesus operou, a sua paixão, morte e ressurreição eles anunciavam com grande entusiasmo: sentir Deus dentro de si. (do grego: entheasmos) e com coragem contavam as maravilhas de sua vida pública, sua paixão, morte e Ressurreição. O primeiro a escrever sobre Jesus foi São Paulo, nos anos 49. Depois de quarenta anos é que surgiu o primeiro evangelho por Marcos, nos anos setenta. Mas nada foi ao vivo para ser escrito. E nada foi gravado, filmado, pois naquele tempo não havia o recurso que temos hoje. E como foi que ele escreveu? As testemunhas que de boca em boca conservaram os anúncios e tudo que Jesus realizou durante a sua vida pública. Muitas das testemunhas não conheceram Jesus; houve poucas que ainda estavam vivas e serviram de testemunhas para os relatos do primeiro evangelho. Os outros evangelistas, Mateus e Lucas a fonte foi Marcos. Por isso é que esses três evangelhos são chamados de “sinóticos” por serem semelhantes. Mateus e Lucas escreveram nos anos oitenta e cinco a 90, embora existam relatos teológicos que não estão em Marcos. O primeiro a escrever em suas cartas foi Paulo, nos anos quarenta e nove, como já relatei acima. Foi ele que deu o nome de evangelho, (nome grego), que significa Boa Nova do grego significa caminhar para fora. Igreja surgiu da palavra sinagoguê e ressurreição. Todas estas palavras foi Paulo que criou. Jesus não conheceu as duas palavras: Igreja e ressurreição, foi Paulo o criador delas.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 31/05/2018
Código do texto: T6352084
Classificação de conteúdo: seguro