A INVEJA

“Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (I Corintios 2:3).

A inveja é encarada pelos intelectuais nos dias de hoje como um produto de nossa sociedade e a considera uma característica intrínseca do ser humano, mesmo sabendo que se define como uma vontade de possuir atributos e qualidades de outra pessoa; incapacidade de admirar nos outros o que eles são ou tem. Com essa incapacidade, o invejoso nega ou desvaloriza as virtudes do outro.

E se é assim, porque as pessoas têm tanta vergonha de confessarem esse sentimento que a Palavra de Deus considera como pecado? Uma explicação lógica que encontramos é o fato de que, para os cristãos, a inveja é considerada um pecado, pois a pessoa invejosa ignora suas bênçãos vindas do Alto e prioriza o status de outra pessoa no lugar de seu próprio crescimento.

No início dos tempos, o sentimento de inveja já dominava o homem, quanto mais nos anos atuais. Imagine essa fome da carne no inicio dos tempos, época em que as sociedades eram ainda muito mais violentas, selvagens. Nem mesmo o surgimento das leis sociais impediu que a humanidade enfrentasse períodos de extrema selvageria, movidos por sentimentos cruéis, violentos e mortíferos. Existia naqueles tempos uma única regra de jogo: matar ou morrer.

Assim como a Terra foi criada perfeita, também o homem o foi, pois Adão era perfeito e não sofria de qualquer tipo de enfermidade. Ele foi criado à imagem e semelhança do Altíssimo. Assim como Satanás penetrou na Terra e a tornou sem forma e vazia, também penetrou na vida do ser humano. O diabo é o nosso maior inimigo, o causador da maioria dos nossos problemas atuais. Ele sabe que é justamente a obediência à disciplina divina que fará toda a diferença em nossas vidas.

Quando o Senhor Jesus veio ao mundo, instaurou novos valores para a sociedade, não apenas com relação ao seu relacionamento com Deus, mas também entre os seres humanos.

Sendo a inveja um sentimento natural da carne, um desejo de ter o que as pessoas ao seu lado têm, certamente, isso não vem de Deus, porquanto disse o Senhor Jesus: “O que sai do homem isso contamina o homem; porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”. (Marcos 7:20>23)

Bem sei que a inveja é fruto de um coração puramente humano, também chamado de coração de pedra. O invejoso se sente fracassado em determinadas áreas da sua vida e para não sentir raiva e frustração de si mesmo, transfere este ódio para o outro. Por experiência, é comum acontecer isso em grupos de pessoas que estão ao nosso lado. Normalmente, de alguma forma, pela lembrança de que estamos conseguindo atingir nossas metas. Assim podemos entender que todo o ser humano, é nascido do mundo, da vontade do homem e recebe a natureza pecaminosa.

As pessoas vivem aspectos intrigantes de suas condições, já que biblicamente falando, muitas não nasceram de novo, e naturalmente, são diferentes umas das outras; são de natureza diferente, não são filhas do mesmo pai e vivem numa sociedade onde algumas propriedades são mais valorizadas do que outras. Ao se compararem, muitas vezes sentem-se humilhadas pela dor que ofende a sua vaidade, e agredidas pela simples presença das virtudes daquele que possui o coração puro, reagem com a agressividade típica deste tipo de mecanismo que chamamos de inveja. Então, a pessoa fica vulnerável, e por lhe faltar ainda essa condição espiritual, torna-se presa fácil das decepções.

O próprio Deus diz: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de voz o coração de pedra e vos darei coração de carne”. (Ezequiel 36.26) Quando a pessoa nasce do Espírito, recebe um novo coração, segundo o coração de Deus, que, mesmo sujeito aos sentimentos, ouve a voz que vem do Alto.

O nascido de Deus tem a mente e o coração limpo e transformado; é Filho de Deus e tem a capacidade de amar até quem o odeia. Mantém a verdadeira comunhão com o Criador, sem se deixar levar pelas circunstâncias e adversidades deste mundo, resistindo às tentações, as fantasias e ilusões que ele nos apresenta, vencendo desta forma, os impulsos da carne. A pessoa que nasceu de Deus vive conforme a Sua palavra que diz: “Buscai-vos, em primeiro lugar, o meu reino e a sua justiça”... (Mateus 6:33)

Em toda a ação invejosa, o humor disfarça a sensação de inferioridade das pessoas. As pessoas deveriam aceitar sua condição sem nenhum tipo de frustração. Mas infelizmente vivemos em uma sociedade que não privilegia virtudes excepcionais e sim de caráter acessível a todo mundo. Ou seja, teriam que ao comparar com outras pessoas, não construir barreiras humanas, mas sim de reconhecerem como diferentes e não como superiores ou inferiores. Este seria o mundo ideal, onde as pessoas seriam amigas e solidárias. Mas infelizmente, estamos mais próximos do fim dos tempos do que isso venha a acontecer.

Do ponto de vista social, o Senhor coloca a carne em segundo plano, submetida ao espírito. As regras espirituais do Senhor Jesus contrariam os mestres da religião e revolucionam todas as normas, abrindo um caminho simples e sincero para se chegar a Deus, sem intermediários.

A inveja é um sentimento inconfessável. Poucas são as pessoas neste mundo que se dizem invejosas, embora todos saibam que muita gente é. A inveja é considerada pela psicologia, como um mecanismo de defesa dos mais fracos contra os mais fortes.

A verdade é que: “os fracos não lideram e nem se deixam ser liderados. Eles não aceitam se sujeitar aos fortes, associar-se a eles. Os fracos são rebeldes guardados em silêncio. Os fortes se permitem ser renovados. Só os fracos resistem ser ampliados e permanecem indiferentes”.

Todos somos pecadores. Entretanto, muitas vezes criticamos aqueles que andam longe dos caminhos do Senhor, pelo mesmo amor que o Senhor Jesus demonstrou por nós, censurando seus erros, seus atos e sua indiferença em relação a Deus.

Fomos salvos pelo Senhor para ser uma bênção na terra, para dar sabor ao mundo e para estender as mãos aos que, vítimas da inveja e desesperança deste mundo hipócrita, caminham sem rumo e sem perspectiva de uma vida feliz.

Ao abrir um caminho simples e sincero para se chegar a Deus, sem intermediários, esse meio fácil de comunicação com Deus, por meio do Seu nome, o Senhor Jesus aboliu os monopólios religiosos, não havendo nada que nos impeça de chegar ao Todo-Poderoso. A inveja provém do maligno.

Fique com Deus.

((((Plínio))))

Redação em 01/03/2008 21:19:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 21/04/2008
Reeditado em 24/08/2008
Código do texto: T955866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.