CONFLITOS ENTRE A RAZÃO E O CORAÇÃO

Desespero em meio aos problemas do coração, medo para tomar decisões, insegurança, são algumas das situações comuns que se apresentam nas pessoas nos dias de hoje, diante dos problemas ou das tribulações, entre o coração, a mente e a razão.

Enquanto o coração procura emoções, a mente busca a razão. Como a carne é fraca, muitas pessoas se inclinam mais facilmente para os sentimentos do coração, tornando-se assim seu escravo.

Na verdade, o coração humano é um grande símbolo de nossos sentimentos e o centro de nossas emoções, tornando-se por isso, enganador e desesperadamente corrupto, um grande opositor às coisas de Deus. Por conta de suas paixões, tem conduzido as pessoas a agir com liberdade desenfreada, impondo-lhes a contrariedade entre a razão e o coração.

Suas obras são continuamente devastadoras, não somente à própria pessoa, mas também àqueles que estão diretamente ligados a ela, como pai, mãe, irmãos, filhos, marido, namorado, noivo, etc.

Na maioria dos casos, como conseqüência, a pessoa enfrenta uma mal ainda maior: “a depressão”, palavra freqüentemente usada para descrever os sentimentos de uma pessoa que se sente para baixo, agindo além das emoções, atuando nos desempenhos físico e mental, invadindo o mundo interior e sendo conhecida como a enfermidade da alma. A ciência a define como distúrbios de emoções.

Pessoas deprimidas alimentam pensamentos de derrota, de fracasso e sentem-se impotentes diante de seus problemas. Inconscientemente, em alguns casos, buscam a culpa em outras pessoas, numa forma confusa de justificar os problemas que está enfrentando em alguma área de sua vida. Não possuem motivação ou entusiasmo para viver e não entendem a razão de serem tão infelizes.

A depressão costuma ter origem em desilusões amorosas, em perdas afetivas. Outros fatores, como o desemprego, as dívidas e a incompreensão familiar podem acentuar ainda mais esse estado.

Aos olhos humanos, a depressão parece não ter solução, e as chances de encontrar o caminho de volta parece serem mínimas, e, se não for levada a sério, poderá até culminar na destruição completa da pessoa.

Quando a depressão é diagnosticada, os médicos dizem que a sua recuperação é lenta e a cura só acontecerá quando o paciente se propuser a mudar, quando, verdadeiramente, estiver disposto do fundo da alma a se reconciliar com a vida.

Há quem acredite que a verdadeira origem da depressão é de ordem espiritual e não física. Se considerarmos, então, que a depressão é de natureza espiritual, a melhor forma de combatê-la será tratando do espírito. Assim a sua cura só acontece por meio de uma força interior, da fé que nos move dia após dia, pois não foi à toa que Deus plantou dentro de cada ser humano essa semente.

Se a depressão é uma doença espiritual, somente o poder de Deus poderá curá-la. O Senhor Jesus prometeu: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).

Para enfrentarmos todos estes valores problemáticos em nossas vidas, é necessário pedir a Deus conhecimento, sabedoria, inteligência, para saber como agir para resolver estes problemas que impactam em sofrimentos, dor, derrota pessoal, desencontros familiares, problemas financeiros, abalos de saúde que surgem todos os dias.

Hoje, milhares de pessoas estão padecendo e vivendo na humilhação e no desespero, algumas escravas da religião, outras da prostituição, do vício, da bebida, das drogas, do cigarro, ou das situações incontroláveis do coração, pois não encontraram resultados para seus problemas.

As pessoas movidas pelo coração tornam-se escravas de uma paixão impossível, de uma ilusão ou quem sabe de uma mentira, pois, mesmo tendo consciência de que precisam reagir, não enfrentam a situação de maneira consciente, pois o que separa a verdade da mentira não lhe dá segurança e a torna insegura.

Neste momento é preciso ter coragem para suportar e negar os desejos do coração para então poder colher os frutos das promessas de Deus descritas de Gênesis à Apocalipse.

Escolher à Deus essa sempre será a nossa melhor opção, mesmo que deixemos de ganhar tantas coisas materiais, pois no mundo, as pessoas hoje costumam nos enxergar não pelo que somos, mas pelo que temos e pelo o que podemos oferecer para elas.

Abra os olhos, e veja que o criador de todas as coisas é capaz de fazer por você muito mais do que você possa imaginar. Estenda a sua mão, abra o seu coração, e sinta que o momento que poderias ter passado com ele e que por esse motivo não pudestes passar, somente ele pode transformar.

O próprio Deus afirmou: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4.6).

Quando Deus fala de conhecimentos, não se refere ao conhecimento adquirido em salas de aula, cursos, universidades, mas o verdadeiro conhecimento de sua Palavra, que o levará a tomar atitudes corretas para colherem os frutos da sabedoria. A vida de qualidade só será plena quando você tomar uma atitude de fé!

Senhor Jesus nos ensinou: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (João 12.24).

O Filho de Deus precisa alcançar uma vida de qualidade, usando de inteligência, sabedoria e não o coração, olhando este mundo com uma visão exterior dos fatos, porque o Espírito vê o interior e crê no invisível.

Pare e pense. Comece a plantar o que é bom desde agora. Mais cedo ou mais tarde você receberá os benefícios da Palavra de Deus. A palavra do cristão deve ser sim, sim, não, não. O que passar disso vem do maligno, dizem as Escrituras Sagradas.

Precisamos ensinar o povo de Deus a usar e receber os benefícios da fé. Com certeza, dessa forma, a mentira, as ilusões, as emoções deste mundo não poderão roubar a paz, que é sua por direito em sua vida.

Busque Aquele que tem o poder de curar a sua alma! Então, quando Ele ocupar todos os espaços de sua vida, as doença do coração e a depressão o abandonarão para sempre.

Que a Paz esteja com você!!!

((((Plínio))))

Redação em 15/01/2008 09:14:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 26/04/2008
Reeditado em 14/12/2008
Código do texto: T962448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.