Algumas pessoas nasceram apenas para falar de amor,
porque falar de amor é fácil, qualquer um fala.

Difícil é saber vivê-lo, explorá-lo dentro dos seus limites.

Difícil é respeitar, não se acovardar, entregar-se. Difícil é procurar entender quem se ama. Isso é dificil. Por isso alguns amores não passam de palavras, morrem sem antes terem sido vividos.

Por isso há tantos poemas e canções, buscando nas palavras, as emoções que elas passam, aquilo que não sabem viver. Acham que assim estão amando, saem pulando de galho em galho em busca do milagre de uma amor fácil e sem entrega. Ou pior, vivem buscando amores, inventando amores para que preencham uma vida vazia. O amor não se inventa, sente-se e luta-se por ele.

Pena que algumas pessoas jamais conseguirão vivê-lo em sua plenitude. Passarão o resto de suas vidas acomodados numa cadeira escrevendo poemas, inventando novos amores, felizes ou dramáticos, dando o tom que quiserem,  para comporem suas frases que precisam de emoção.

E assim viverão, até descobrirem, já no fim das suas vidas, que jamais souberam o que é amar, muito menos o que é fazer amor.


Como disse Cássia Éllen na sua "Malandragem":

"Eu sou poeta e não aprendi a amar".