Haiti, aqui e alí: um chamado à humanização!

Vidas que já beiram o abismo existencial da extrema desumanidade, são impiedosamente "mortificadas" pela regência das forças telúricas. E muitos se perguntam: Onde está o “Pai-Mãe” que permite essas atrocidades contra seus filhos?

A tristeza e a dor são dilacerantes e desqualificam quaisquer tentativas de elucidar, racionalizar, elocubrar sobre as intenções divinas neste cenário de terror movimentado pelo caos. Penso, sinto que não há o que perguntar, nem o que responder quanto aos aspectos de natureza escatológica, ou seja, "redenção/punição" dos céus.

Há o que aprender! Aprender a ser, a expectar, a compadecer, a solidarizar, a gratificar, a ressignificar, a auxiliar, a doar, a aconchegar, a desapegar, a serenizar, a acolher com dignidade, a respeitar, a amar...

E nesse movimento “aprendente-da-vida”, existe um caminho consciencial, que há de nos levar à humanização cosmoética das nossas relações com a Mãe Terra: sua pele, seus fluidos, sua respiração e com todas as criaturas que habitam o seu corpo, sobretudo os ditos seres, "pensantes"...

Nós, chamados de humanos!

Seilla Carvalho

___________________________________________

"(...) Há uma via-sacra de sofrimento com estações que nunca acabam no pequeno e pobre pais do Haiti. Sofrimento no corpo, na alma, no coração, na mente assaltada por fantasmas de pânico e de morte. Há também muito sofrimento em todos os humanos que não perderam o senso mínimo de humanidade e de solidariedade(...)"

(...) Acima da razão que quer explicações, há o mistério que pede silêncio e reverência. Ele esconde o sentido secreto de todos os eventos também daqueles trágicos.

Lamento Junto a Deus pelo Haiti - Leonardo Boff

Seilla Carvalho
Enviado por Seilla Carvalho em 23/01/2010
Reeditado em 23/01/2010
Código do texto: T2045723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.