Decifra-me ou te decifrarei antes

A arte da viajosidade, relembrando as regras do jogo de enigmas.

Humanos tem mania de analisar e até julgar uns aos outros. Não tenho nada contra isso, é uma forma de tentar conhecer quem te cerca. O problema é quando a análise sai do nível de análise e as pessoas tentam mudar as outras, ou insistir em dizer "te entendo, você É ASSIM." Pessoas não entendem pessoas. Aliás, pessoas não entendem, nunca entenderam e nunca entenderão algo completamente. Mas, falando de pessoas, elas não se entendem por que, primeiramente, pessoas mudam. Em segundo lugar e não menos importante, não importa o quanto você tente analisar de uma pessoa, você não terá todos os dados (é até errado chamar de dados. Pessoas não são dados a ser analisados) que precisa. E a outra pessoa nunca te mostrará tudo que ela é. Ela não sabe quem ela é. Nem ela, que tem dentro dela toda a experiencia, todos os sentimentos, os pensamentos, todos os pedaços que chamam de alma, essência, algo parecido. Se ela que a dona disso tudo não pode se definir com clareza, alguém de fora (que não pode ver essas coisas) não poderá dizer como ela é. Só você pode tentar dizer como é. E até mesmo você pode falhar. As personalidades das pessoas são enigmas a ser decifrados, estamos porém em um jogo, e a primeira lei imutável é que "nunca decifrarás nenhum enigma completamente, nem mesmo o teu". A regra principal do jogo é tentar decifrar os outros e controlar o quanto que os outros podem te decifrar. Isso é o jogo onde pessoas se conhece. Por isso mesmo nesse mundo cinza e monótono existe alegria e essas coisas. Por que estamos num jogo onde cada um tem uma cor, um enigma, uma marca, uma alma e uma essência diferente. Todo mundo sabe inconscientemente disso, alguns tentam padronizar, outros tentam sair do padrão, e alguns entendem que não existe um padrão, na verdade. Se tratando de pessoas, não existe padrão, pessoa totalmente transparente ou hipocrisia completa. Existem pessoas, e essas nunca poderão ser completamente analisadas e decifradas. Uma boa atitude no meio do jogo seria guardar as análises e quem sabe não as inserir dentro do seu enigma? Dica de um aprendiz que está jogando e se metendo a sábio. Decifra-me (te desafio), ou te decifrarei antes(é o que tentarei).

Dija Darkdija, in http://dijadarkdija.blogspot.com