"Só aprendemos bem o que para nós tenha poesia"

A Arte da viajosidade é a procura de coisas que "tenham poesia"

Por Dija Darkdija

Perdoe-me o autor desta frase, mas se há algum definido, não o conheço. Aliás, perdoem-me todos os autores das consagradas grandes frases e citações, pois sou uma desgraça completa ao citá-las; deixando isto de lado, só aprendemos bem o que para nós tenha poesia. E apesar de metido a poeta, talvez não tenha poesia nisso. Nas citações. Pra mim não, mesmo que sejam de poemas. Talvez as palavras pra mim sejam livres e uma ligação com autor não seja necessária. As palavras, frases, citações devem ser importantes pelo seu conteúdo, não por quem as diz. Mas o que é "ter poesia"? Nessa citação, ter poesia é...de forma que seja explicada e exemplificada, o seguinte fato: analisem uma pessoa que gosta de...dançar. Dançar um ritmo específico. Ela vai acabar ( com o tempo é claro) aprendendo a dançar bem aquele ritmo, por que aquilo tem poesia para ela. "Aquilo que para nós tenha poesia" é algo que nos interesse, que nos desperte e nos faça querer sempre buscar mais sobre aquilo. Escrever seja lá o que for tem poesia pra mim, então vou acabar aprendendo com a experência por me interessar em buscar aquilo. Ou seja, paradoxalmente, para um matémático a matemática vai "ter poesia" e por isso ele aprenderá bem a matemática. Então...talvez seja isso, citações fechadas não tem muita poesia. A essência delas sim, e é o que tento captar. Sou uma desgraça para os autores que se tornam anônimos diante da minha destruição de direitos autorais, mas as citações devem me amar. Elas se sentem soltas e nuas em sua forma essencial, e assim é que as tento apresentar. Pra mim, isso tem uma poesia muito forte. E para você, meu querido leitor, o que "tem poesia" pra você?