A INTERAÇÃO FILOSÓFICA DO MITO DA CAVERNA E O FILME MATRIX:

O Mito da caverna é o seguinte, Platão acreditava que havia homens que ficavam dentro da caverna, que simbolizava as trevas da ignorância ao qual ele chamava de empirismo, saber sobre algum assunto apenas pelo instinto e não pela razão, porém ao passo que os homens da caverna arrancam as correntes do instinto representada pelo empirismo, ele se torna um ser motivado a refletir e questionar o mundo ,dai nasce a filosofia e a ciência ,pois sequem diferente aos que na caverna continuam na ilusão do '' mundo ficcional'', ser real e não apenas um reflexo do ''mundo real'', fora da caverna .

O filme Matrix aborda uma perspectiva para a humanidade, usar a sua própria inteligência e os recursos da sua tecnologia avançada para vencer as máquinas ou deixar ser escravos delas ,ao invés de ser seus donos, como aconteceu na maior parte da história humana.

2. O MITO DA CAVERNA ORIGINAL:

O Mito da Caverna de Platão propõe ,a luta da humanidade pelo esclarecimento através dos vários conhecimentos , que fazem ela pensar, criticar e refletir seus pensamentos e ações sociais , realizados dentro do mundo exterior a caverna, esse mundo representa a iluminação do intelecto humano, mas para isso se deve esquecer a sombria e escura caverna, pois esta representa a volta total ao primitivismo humano, onde tudo já estar pré- determinado pelas leis natureza, sem precisar de nenhuma intervenção humana.

O mundo interno, representa o homem primitivo que obedece todas as leis naturais sem se queixar, vivendo do marasmo das ilusões das sombras das paredes das cavernas ,que apenas representam simbolicamente a vida fora da caverna, vem uma mulher mas não namoram e nem casam com ela, vem um cavalo mas não montam nele, vem um javali mas não o usam como alimentos, pois são apenas projeções do mundo real.

O mundo externo é diferente, o homem transforma as suas habilidades e competências sociais dadas pela natureza, para criar exposições de artes, casamentos, fazendas, empresas, eletrodomésticos, remédios etc.

Segundo o Wikipédia, sobre O Mito da caverna, afirma: ''Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vem de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.

Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá, segundo Platão, sérios riscos - desde o simples ser ignorado até, caso consigam, ser agarrado e morto por eles, que o tomaram por louco e inventor de mentiras’’.

Platão não buscava as verdadeiras essências na simplesmente Phýsis, como buscavam Demócrito e seus seguidores. Sob a influência de Sócrates, ele buscava a essência das coisas para além do mundo sensível. E o personagem da caverna, que acaso se liberte, como Sócrates correria o risco de ser morto por expressar seu pensamento e querer mostrar um mundo totalmente diferente.

Transpondo para a nossa realidade, é como se você acreditasse, desde que nasceu, que o mundo é de determinado modo, e então vem alguém e diz que quase tudo aquilo é falso, é parcial, e tenta te mostrar novos conceitos, totalmente diferentes. Foi justamente por razões como essa que Sócrates foi morto pelos cidadãos de Atenas, inspirando Platão à escrita da Alegoria da Caverna pela qual Platão nos convida a imaginar que as coisas se passassem, na existência humana, comparavelmente à situação da caverna: ilusoriamente, com os homens acorrentados a falsas crenças, preconceitos, ideias enganosas e, por isso tudo, inertes em suas poucas possibilidades.

Segundo o site Brasil Escola, afirma: O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc

As pessoas são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneios para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominações e regularidades.

3. O MITO DA CAVERNA EM MATRIX:

Neo é o ser libertador é um Platão simbólico, alguém que ve o mundo além da caverna ,pois busca ensinar aos homens a quebrar qualquer tipo de escravidão ou servidâo humana em toda a historia da humanidade, decorrente no mundo real.

A vida de todos da Matrix e manipulada por robos que fingem ser humanos e sugam as energias humanas para sustentar esse mundo paralelo, mas eles nâo se queixam até chegar o homem que tentara vencer essa mentira, o humano, Neo.

Neo no começo é um ser humano que vive sobre os dominios da realidade artificial Matrix e a real da terra porém com o passar dos anos ele descobre esse mundo falso e resolve ir contra essa realidade e fazer todos humanos enxergarem a ilusâo das trevas da caverna matriz para encontrar a luz do mundo real.

Segundo wikipédia: ''O personagem Neo vive no mundo da Matrix, um ambiente ilusório em que os seres humanos são neuralmente ligados a um gigantesco sistema computacional que simula o mundo no período do século 20.

Este sistema foi desenvolvido por uma inteligência artificial para manter a população humana como meio de subsistência para as máquinas - as máquinas usam a energia bioelétrica do ser humano como principal fonte de energia.

Anteriormente, as máquinas usavam a energia solar, mas essa fonte de energia foi cortada durante a guerra, quando o homem utilizou armas nucleares para iniciar um inverno nuclear’’.

Aqueles que vivem suas vidas inteiras conectados à Matrix não têm conhecimento de que a sua realidade não é, de fato, real, nem que existe uma rebelião humana iniciada pelos poucos homens livres na cidade de Zion.

De tempos em tempos, as pessoas são libertadas da Matrix, uma operação complexa e arriscada. Existe uma lenda ou profecia entre os seres humanos (que alguns acreditam e outros satirizam) de que há um homem que, conectado à Matrix, pode sobrepôr as regras estabelecidas no simulacro e manipular diretamente o seu código e, portanto, aparentemente, parece ser capaz de fazer milagres dentro da realidade simulada da Matrix.

Essa pessoa é chamada, na lenda, "O Escolhido" (The One). Sua busca e descoberta são o objetivo de vida de Morpheus, um comandante de nave da frota Zion, assistido por Trinity e os outros de sua tripulação. Diz-se na lenda que o Escolhido (The One) trará o fim à guerra perpétua entre homem e máquina.Quando a natureza da Matrix é revelada a Neo, ele se torna parte da resistência humana e revela-se o Escolhido ('The One').

A trilogia do filme Matrix explora suas aptidões como o Escolhido (The One) para manipular à sua vontade a realidade simulada pelo computador, e sua missão messiânica como o salvador da humanidade.

A palavra 'Neo' é um anagrama da palavra 'One'. Neo também é grega para "novo", sugerindo messiânica pista para a sua missão na Matrix.''

No entanto a matrix sufoca os planos de Neo, utilizando de homens crueis como Smith um homem simbolico que representa a escravidão dos limites da Caverna, para captura-lo, pois ele sabe demais, e seus intuito é revolucionar contra todas as mazelas da sociedade humana, por isso há agentes que sempre o impede de mudar o mundo.

Sr Smith um cyborque do futuro nega qualquer possibilidade de Neo o lider da rebelião de Matrix ou qualquer ser humano ter o conhecimento e guerrear contra os propósitos de Matrix de dominar o mundo, ao retirar a energia racional dos homens para então sustentar as maquinas, que necessitam dessa energia para sobreviver, inclusive, o próprio Sr Smith. Então se trava aí uma querra entre humanos mundo real, planeta terra e Cyborques e máquinas mundo ficcional, Matrix.

Segundo a Wikipédia ''De acordo com Morpheus, tutor do protagonista Neo, Smith é um Agente, uma manifestação da inteligência artificial no mundo da Matrix, com poderes extraordinários para manipular o seu ambiente (como força sobre-humana, desafiar a gravidade e rapidez para se desviar de balas). Entretanto, os Agentes possuem limitação, pois seus comportamentos são "baseados em regras do mundo que vivem".

Por exemplo, eles não podem voar, andar nas paredes, ou executar ações além das suas funções programadas. Como todos os outros Agentes, ele foi originalmente programado para manter ordem dentro do sistema, exterminado programas e humanos que apresentam instabilidade na realidade simulada.

Como parte dos poderes para cumprir a tarefa, ele e outros Agentes podem tomar o corpo de qualquer humano que seja parte da Matrix, transformando-o em uma cópia de si mesmo.Agentes também pode comunicar com os outros agentes instantaneamente, através de fones de ouvido (curiosidade: quando o Agente Smith remove o seu plug do ouvido, ele perde seu link com os outros agentes).''

CONCLUSÃO:

O Mito da Caverna de Platão , que simboliza a diferença entre o homem primitivo e o homem moderno se assemelha com a realidade apresentada em Matrix onde Neo é o homem que descobre a luz da liberdade e luta contra o senhor Smith oque busca levar o homem a era da escravidão.

Neo propôs contar a todos os humanos a verdade sobre a Matrix que busca transformar os homens em escravos das máquinas e buscar destruir essa invasão e domínio das máquinas nas mentes das pessoas.

BIBLIOGRAFIA

http://www.brasilescola.com/filosofia/mito-caverna-platao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna

Carlos Angrense
Enviado por Carlos Angrense em 09/01/2012
Reeditado em 11/02/2012
Código do texto: T3431211
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.