A doce mentira

A mentira inútil, maldosa ou para obter alguma vantagem é abominável sob todos os aspectos.

Mas convenhamos que alguns casos, depende, você pode mentir pra uma pessoa que ama ou pela qual tenha amizade, para protegê-la de um aborrecimento de um desgosto.

Quantas vezes, quando criança, mentimos para nossos pais, por medo de apanhar ou de alguma repreensão, ou até mesmo para ficar livre de ambas as situações.

Às vezes funciona. Mentiras leves que não prejudicam e nem deixam traumas ou revolta quando se descobre a verdade.

A doce mentira, pode ser benefica sim.

O que não pode é você armar aquela mentira do tipo novela, adotar um filho e ele já com 30 ou 40 anos, vir a saber que seus verdadeiros pais não são aqueles que ele tanto amou a vida inteira.

Ai o caro desespera.

Existe a mentira que é muito mais um ato de desonestidade, como por exemplo, você ocultar o fato de que um sujeito sócio de uma empresa que deu prejuizo, usa um laranja e você sabe disso e oculta para que ele seja favorecido em novo credito.

Isto é abominável, inadmissivel e vai contra todos os principios da ética comercial.

Existe a mentira em forma de ações e que mais tarde vão aparecer e mostrar o quanto você foi calhorda e se aproveitou da boa fé de alguma pessoa. Como por exemplo, você dá um cheque pré, não tendo certeza, ou já tendo que ele certamente não vai ter cobertura. As vezes voce faz isso pra comprar um tenis bonito que na verdade voce nem está precisando, mas compra, dá o cano, o cheque volta e voce suja seu nome.

Há mentiras na qual você se torna a propria vitima: Exemplo: vai tirar sua carteira de motorista e o médico pergunta: Você tem eplepsia? E se você é portador cronico dessa doença e mente, mais na frente com a carteira de motorista na mão voce vai usar o carro como uma arma contra voce mesmo. Pode morrer batendo contra um poste e pior, pode levar mais gente inocente com voce, porque agiu de forma torpe, desonesta consigo mesmo e com a sociedade.

Portanto o retrato da mentira é mais ou menos esse. Hoje vemos várias pessoas com essa caracteristica se candidatando por exemplo a cargos publicos e mentem nos seus verdadeiros propositos. Chegam lá roubam e ninguém é capaz de admitir que não existem politicos ladrões, ou ladrões porque são politicos. Existe sim, o ladrão, que já é ladrão, mente para se eleger e quando se torna um politico simplesmente deu mais um golpe.