“VOCÊ É SANTO OU MALVADO?”

Há muitos dias, eu vejo, no Facebook, publicações a respeito do significado do nome das pessoas, em que profissões elas seriam bem-sucedidas, que animal a pessoa é, que apelido combina com certa pessoa, quantos filhos terá etc. Será que isso é vírus? Não, não é vírus.

Sobre o significado do nome das pessoas, se quisermos algo sério, digno de credibilidade, podemos consultar um dicionário de nomes próprios. Eu, por exemplo, tenho um: muito diferente do que estão publicando no Facebook. Um dicionário de nomes próprios é baseado na etimologia dos nomes, na origem das palavras. O nome “Domingos”, por exemplo, vem do latim: Dominicus, que significa “pertencente ao Senhor”. É um nome de origem religiosa, que se refere ao domingo, primeiro dia da semana. O nome “Ivan”, do russo Iván, é o mesmo que “João”. Em português, “Ivan” é Ivã, Ivano, Ivão, Ives; em italiano, romeno, dinamarquês, sueco, tcheco, iugoslavo é “Ivan”, tal qual é escrito o meu segundo nome. Ainda em romeno, húngaro, tcheco, búlgaro, iugoslavo, “Ivan” é escrito “István”. Em espanhol, húngaro, russo, “Ivan” é escrito “Iván”. Em italiano, escreve-se também “Ivano”. O nome “Ivan”, que tem o mesmo significado do nome “João”, significa “Deus é gracioso”.

Estas grafias e estes significados não têm nada a ver com a mesma origem das publicações que eu critico neste texto. O que vemos atualmente no Facebook é algo sem sentido, sem fundamento, sem nexo. As grafias e os significados que eu mostrei acima são frutos de estudos sérios. Estão no livro “Todos os Nomes do Mundo: origem, significado e variantes de mais de 6.000 nomes próprios”, uma obra que é fruto de uma pesquisa criteriosa do jornalista, escritor e designer gráfico Nelson Oliver.

As pessoas gostam de ilusão. Nas publicações que eu critico neste texto, é oferecida a oportunidade a cada pessoa de saber qual “o seu nome em vidas passadas”. Muitos não percebem que isso é espiritismo. Se o espiritismo estiver certo, os cristãos estão enganados. Se o espiritismo estiver certo, o cristianismo é uma ilusão, pois é impossível conciliar cristianismo e espiritismo. Os cristãos acreditam na ressurreição; os espíritas acreditam na reencarnação. Se Cristo não ressuscitou, a pregação dos cristãos é vazia e também é vazia essa fé, visto que, neste caso, os cristãos estão sendo testemunhas falsas, diz o apóstolo Paulo na primeira Carta aos coríntios, no capítulo 15, a partir do versículo 12. Para os espíritas, não há ressurreição, mas reencarnação. Para os espíritas, as pessoas podem vir várias vezes a este mundo. O site PT.NAMETESTS.COM está dizendo até qual era o nome das pessoas em vidas passadas. Que absurdo! Isso é espiritismo. Outro site do mesmo nível (PT.WHAT-CHARACTER-ARE-YOU.COM) está dizendo até quantos filhos a pessoa deveria ter.

Eu fiz uma pesquisa neste último site. Vejam o que eu encontrei quando eu quis saber se sou santo ou malvado. Eu digitei o nome “Ivan”. Resultado para a minha busca: “Você é 100% santo. Você é um verdadeiro santo! Você tem 100% de santo e 0% de malvado. Neste mundo com tanta gente perversa e má intencionada, você é um oásis de inocência e bondade!” Depois, para o nome “Ivan”, eu obtive este outro resultado: “Você é 58% malvado. 58% malvado e 42% santo. Você é mais malvado do que santo! Alguém está tentando te levar para o lado do mal. Não se deixe influenciar! No fundo você é uma pessoa boa, e este resultado reflete apenas o momento atual”. Depois, “77% santo”. Logo após, eu encontrei isto para o mesmo nome: “Você é 90% malvado. Você é um capetinha! 90% de você é malvado e apenas 10% bonzinho. Todo mundo tem um pouco de maldade em si, mas você exagera!” Como podemos encontrar resultados tão contraditórios entre si obtidos na mesma fonte para a mesma pergunta?

Vejam o que eu encontrei, quando eu quis saber o significado de “Ivan”: “O seu nome significa que você é curioso! Pessoas com o seu nome são pessoas muito curiosas e interessadas. Você adora aprender coisas novas e é um verdadeiro pesquisador. Você adora encontrar soluções para os problemas mais complicados”. Alguns segundos depois, eis o que eu encontrei para o mesmo nome: “O seu nome significa que você é inteligente! Pessoas com o seu nome são pessoas muito inteligentes. Muito mais do que a média! Com o seu jeito esperto de ser e as suas habilidades analíticas você se diferencia da multidão. É muito difícil imitar você”. Isso não é nada extraordinário. É muito fácil acertar em algum momento. É como as pessoas que dizem prever o futuro de outras: em algum momento, por falarem tanto, aquelas pessoas que dizem prever o futuro, acertarão; acertarão de tanto falar, por simples acaso.

Depois, para o nome “Ivan” novamente: “O seu nome é: Igor! Você nasceu com o nome Igor. O seu nome tem origem grega e significa ‘agricultor’ ou ‘guerreiro’”. Após alguns segundos: “O seu nome é: Mário! Você nasceu com o nome Mário. O seu nome tem origem do latim e significa ‘homem viril’”. Logo após: “O seu nome é: Adam! Você nasceu com o nome Adão. O seu nome tem origem hebraica e significa ‘homem’ ou ‘homem criado da terra’”. Como podem existir significados tão diferentes? Nome de pessoa não é como uma palavra polissêmica, que tem vários significados. Muitas pessoas caem, infelizmente, nessas bobagens.

As pessoas precisam usar mais a razão. Deus colocou em nós a estrutura racional para ser usada por cada um de nós. Mas as pessoas preferem acreditar em bobagens, em ilusões. Eu vi que uma amiga minha de Facebook curtiu o site “PT.WHAT-CHARACTER-ARE-YOU.COM”. Meu Deus!!! Quando pensamos que alguém seja esclarecido e que conhecemos essa pessoa, esse alguém nos vem com uma grande surpresa. As pessoas são ingênuas.

As pessoas buscam respostas prontas, completas e acabadas. As pessoas se esquecem de que, na vida humana, não existem respostas prontas. Nem a ciência tem respostas definitivas. A ciência trabalha com hipóteses que servem apenas para certo período histórico. Somos complexos. Somos iguais e diferentes uns dos outros. Cada pessoa é um mundo muito diferente e igual aos outros mundos que são os outros seres humanos. Somos nós que nos fazemos. Onde está a nossa liberdade para escolhermos o que faremos de nós, o que seremos, quem seremos? Por que acreditar em uma definição? As pessoas gostam de ficar presas em um conceito, quando, na verdade, nenhum ser humano pode ser definido ou conceituado. Somos mistérios para nós mesmos.

Pensar é uma arte muito difícil. Muitos preferem deixar que alguns pensem por todos. Que pena! As pessoas querem ser enganadas. Como é que alguém pode dizer quem eu sou, se esse alguém nunca me viu, nunca leu nada sobre mim, nem nunca ouviu falar a meu respeito? Como alguém que nunca me viu, nunca leu nada meu, nunca ouviu falar sobre mim pode dizer quais são as minhas características? Você quer descobrir o engodo desse site? Digite o seu nome! Busque saber se você é santo ou malvado! Depois da primeira resposta, volte ao ponto onde o seu nome foi digitado. Clique em continuar! Volte! Clique novamente em continuar! Faça esse processo várias vezes.

Liberte-se! Não deixe que outros pensem por você! Busque várias fontes de informação. Descubra os interesses que existem por trás do que você vê e lê na internet. A internet não é um lugar confiável. Isso porque muitas pessoas não são confiáveis. A internet é feita por pessoas. E as pessoas estão cheias de interesses. Muito cuidado com o que você lê e com aquilo no qual você acredita! Aprenda a duvidar, uma arte ensinada pela filosofia. Duvide de mim também! Você tem esse direito. Seja livre! Não pense o que muitos querem que você pense! Use a faculdade racional que Deus lhe deu!

Você não é santo nem malvado. Ou é? Não sei. Somente seus atos e suas atitudes poderão dizer quem você é.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 26/04/2015
Reeditado em 26/04/2015
Código do texto: T5220887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.