"Acautelai-vos/Reflexão"

"...Na vida o pensar se faz necessário, antes de agirmos.

A capacidade de pensar é uma dádiva só dada aos seres humanos, imagem e semelhança da criação divina ou da física.

Quando não exercitamos este sentido, perdemos a oportunidade de aprender, de sermos justos, de atingir de forma clara e sem efeitos colaterais nossos objetivos.

O pensar é a ferramenta que corrige os cursos, nossas intenções e excesso de paixões na defesa daquilo que achamos ser nosso direito ou nossas convicções ou ideologias.

A reflexão é antes de tudo um mergulho em nosso interior onde buscamos entender a nós antes de buscar emitir um julgamento ou um pré julgamento.

Alguns evitam este mergulho pois evitam caminhar na casa de espelhos.

Muitos são dado aos arroubos juvenis na busca de se fazer ouvido, entendido.

Quando se trata de juvenis é passível de compreensão pela pouca experiência de vida.

Quando se trata de pessoas maduras, podemos deduzir que este deixou de exercitar a reflexão por algum motivo ou lhe falta mesmo o exercício desta ferramenta.

Em ambos os casos, haveremos de ter cautela!

Pois ali pode conter muito mais que um desabafo, sem sentido ou um falar por falar..."

("Acautelai-vos/Reflexão", by Carlos Ventura)