Dois de Novembro

Hoje é dois de Novembro...

há quanto tempo você se foi.

Faz tanto tempo que nem lembro

o que foi que aconteceu depois.

Nós fizemos tantos planos...

esperamos tudo dar certo.

Nada foi como pensamos...

e agora você não está por perto.

O tempo voa e agora eu sei

que devíamos ter aproveitado mais.

E ter dito o que eu nunca falei...

mas agora é tarde demais.

Hoje é Dois de Novembro

e parece que vai chover.

Esse dia é sempre cinzento...

de que outro jeito haveria de ser?

É o dia de pensar na morte...

mas eu só penso na vida.

Na vida que eu não tive a sorte

de ter com a pessoa querida

Denis Correia Ferreira

02/11/2005

N.D.A. Este texto foi escrito em um dois de Novembro muito distante. Hoje, está chovendo... quase sempre chove no dia de finados, não? Não sou católico e não celebro o dia de finados (minha religião homenageia os mortos no dia 30/04 no festival chamado Samhaim) e mesmo quando era católico, não gostava de ir ao cemitério. Para mim, não há mais nada ali e prefiro me lembrar dos meus entes queridos nos lugares e com as pessoas que as vidas deles tocaram.

Mas... hoje o dia está cinza e chuvoso... me lembrou dos outros dias de finados como este e então, resolvi postar este texto em homenagem à todos que pranteiam por seus entes queridos. Dedico ele aos meus queridos pais já idos, à meus tios e primos e à tantas outras pessoas queridas que já se foram. Em meu coração, vocês sempre estarão vivos nas lembranças de nossos dias juntos e nas saudades que sinto todos os dias.

Sobre o Samhaim: Samhaim (em irlandês Samhain, gaélico escocês Samhuinn, manês Sauin e em gaulês Samonios) era o festival em que se comemora a passagem do ano dos celtas. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas. Hoje ainda é comemorado e sobreviveu à cristianização através do halloween, ou dia das bruxas, onde as crianças pedindo doces representam os sidhs que passavam do outro mundo para este nesta noite.

Os praticantes de diversas religiões inclusive neopagãs celebram-no, como por exemplo o Druidismo. Ele é celebrado no dia 31 de Outubro no hemisfério norte e 30 de abril no hemisfério sul. Essa diferença existe porque as estações são invertidas de um hemisfério para o outro.

Esta era a celebração de "ano novo" dos Celtas e ainda hoje se encontra grupos que celebram e assim o consideram, como o fim do ano.

Está ligado ao culto aos Ancestrais, tão importante na espiritualidade Celta, e aqui os mortos queridos, podem bailar conosco e dividir nossa ceia sagrada, pois é nesta noite que as cortinas do Outro Mundo estão abertas.

Os Celtas não acreditavam em demónios, mas determinadas entidades magicas eram consideradas hostis para os humanos, seus animais e colheitas. Deste modo muitas pessoas pregavam partidas aos seus vizinhos, como trocar os gados por figuras humanoides, para assustar, ao qual se tornou muito famosa a Jack o'Lantern ou a famosa abóbora iluminada de Halloween.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Confiram os textos inéditos postados no blog Terra dos Sonhos:

Elegia

November Rain - Guns N' Roses

Sim... eu estou tão cansado

Sinto-me

Não quero estar apaixonado...

Música & Letra # 08: Os Outros – Leoni

Estes textos, você encontra apenas no Blog Terra dos Sonhos:

http://sonhosdesperto.blogspot.com

Ou digite em qualquer mecanismo de busca sonhosdesperto (tudo junto) que aparecerá o link para o blog. Se gostar do conteúdo, siga, comente e participe.

Denis (Dreamaker)
Enviado por Denis (Dreamaker) em 02/11/2011
Reeditado em 03/11/2011
Código do texto: T3312516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.