O turismo na economia brasileira/pergunta de prova da faculdade.

1) A macroeconomia pode ser considerada como um ramo da ciência econômica que estuda as variáveis econômicas agregadas, entre as quais o produto interno bruto, a taxa de desemprego, e a inflação. Nesse sentido, de acordo com as explicações dadas em sala de aula e a literatura indicada, desenvolva uma breve dissertação para explicar como o produto e o mercado turístico poderá influenciar o crescimento econômico e a taxa de diminuição de desemprego.

Levando-se em conta pesquisas feitas pelo IBGE, as atividades do turismo vêm crescendo de forma a exercer grande impacto favorável na economia do Brasil. Assim sendo, até o ano de 2010, estima-se um crescimento no PIB brasileiro de 4,9% (crescimento anual), estes e outros tópicos estudados pela macroeconomia define as atividades ligadas ao turismo dentro da economia com enfoque de demanda.

Com embasamento em pesquisas pode-se afirmar que em uma determinada região, pais e/ou cidade em que prevalece o turismo como atividade econômica, há uma grande incidência como fator de contribuição para a riqueza da economia, visto que abrange seguimentos ou setores de alimentação, transporte e alojamento entre outros, aumentando assim a oferta de empregos. Outros dados do IBGE, mostram que até o ano de 2010 3,9% das atividades de turismo, está, diretamente, relacionado ao comportamento da macroeconomia brasileira, exercendo aumento no PIB, citado acima, gerando impacto em 52 setores produtivos, desse modo, observa-se uma ampla abordagem com relação à empregos gerados pelo turismo dentro da atividade econômica, tendo em vista que os setores que mais empregam são os de alimentação, transporte e alojamento.Dessa forma, havendo investimento por parte do governo no setor do turismo, criará, assim, grandes possibilidades de empregos nos setores referidos e até mesmo em outros da área.

A título de curiosidade, observa-se que a Europa e os USA se destacam no sentido de investimentos por parte do governo no setor de turismo, avalia-se que enquanto o Brasil investe uma média de 6,6(bilhões) na Europa e nos USA esse percentual vai de 10% a 12%.

Os gastos de estrangeiros no Brasil representam bilhões, segundo pesquisas, do IBGE e tende a crescer cada vez mais, estimando-se um crescimento anual até 2010 de 5,6%.

Conclui-se que com dados tão positivos com relação as atividades ligadas ao turismo, a influência na economia do Brasil, será, sem dúvida, também positiva, de modo a gerar riquezas, empregos e crescimento dentro do setor econômico, abrangendo as atividades do turismo, gerando riquezas como um todo, estabelecendo equilíbrio dentro do ambiente macroeconômico.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 30/05/2008
Reeditado em 30/05/2008
Código do texto: T1011419
Classificação de conteúdo: seguro