É isso

A guerra é uma característica do mundo animal que o homem ainda tem no seu interior, mas que deve ser superado. A beligerância é uma necessidade das espécies para poder se manterem nos seus territórios, senão serão engolidas pelas outras. Mas o ser hominal já prescinde disso e pode desenvolver o labor pacifico na lida comunitária.

É um engano perverso nosso acreditar que a luta faz parte do homem, pois isso só prolonga a contenda. Precisamos ver nela uma superação, um esforço pelo nosso aprimoramento, um crescimento do hominal para o supra-hominal. A missão maior da criatura é a sua superação, o seu crescimento e o aprimoramento de sua espécie, para o seu desenvolvimento.

No dia a dia enfrentamos situações que nos parecem ser o reforço de que o mundo é belicoso, mas na verdade as aparentes contendas da vida são testes pelos quais nós passamos para podermos ver em que estágio estamos no momento. É assim que aprendemos sobre o nosso estágio e nos preparamos para o momento seguinte, em busca do EU.

Enganemos-nos jamais. A vida é uma escola e nós estamos aqui para aprender. O esforço maior da vida é pelo aprimoramento. Veja a pluralidade da natureza e perceba como ela age. Em tudo ela está em busca de vencer os seus desafios e chegar ao topo de si mesma. A natureza compete jamais, mas luta pela sobrevivência das espécies é isso.