Minhas experiências no mundo

Hoje eu vi um homem que me chamou a atenção. Ele era bem pobre, maltrapilho, mas parecia ter alguma ciência pela sua forma de olhar. Lembre-me da época em que saí de casa. Inicialmente eu fui fazer um trabalho, mas me encantei com a possibilidade de desbravar novos horizontes e resolvi me aventurar, numa vida nova.

Naquela época eu era criança e conhecia nada da vida. Responsabilidade zero e conhecimento também zero. Por isso me preocupei muito pouco com as pessoas que deixei para traz, acreditando que elas ficariam melhores sem mim do que comigo. Muitas coisas aconteceram a partir disso, algumas terríveis, outras nem tanto, outras boas, no entanto.

Eu tinha conhecimento teórico, sim. Meu pai tinha me ensinado a nunca me envolver com drogas ou prostitutas, o que de certa forma me auxiliou a passar pelas minhas experiências sem muitas perdas, apesar de todas as dificuldades. Mas o que me auxiliou mesmo foi a cultura, essa sim, pois a cultura é algo que está impresso dentro da gente.

É necessário que tenhamos dentro de nós a certeza do que é bom. O mundo tem infinitas possibilidades, todas com grande possibilidade de se tornarem realidade, tudo o que precisam é de um instrumento que as faça aparecer no mundo. Precisamos escolher dentre elas aquelas que podem realmente nos levar a crescer em nossa experiência no mundo.