A A nossa Matriz

Nos dias de noite sem lua, a igreja branca e nua desfraldada pelas luzes se descortina a distância, mostrando seu esplendor. É a Matriz de Fortaleza, a nossa Igreja da Sé que com sua rara beleza nos mostra do que ela é. Ela é a igreja do povo que foi construída em 30 anos, mostrando o esforço de sua gente, meu povo.

Próximo dela está o mercado central. Local incomum pelo que nos oferece. Além do aconchego e das possibilidades do comércio, vemos o carinho da gente que vive a sua vida para nos dar um pouco de sua hospitalidade. Dá-me prazer chegar por lá e ficar olhando o movimento, comprando castanha no amigo Genário.

Ainda tem água de coco, roupa tem a vontade. Tem pastel, tapioca e comida bastante. Também tem coisas de couro, além de rapadura, mel de cana e chapéu. Escolha o que quer comprar e vá com cuidado seu preço negociar. Esta gente é muito boa, mas como todo comerciante gosta de dinheiro ganhar.

Faço figa no tempo, olho como está o dia. Sinto o frescor da aragem e sei o que vou fazer. Se o tempo está bem quente, vou à praia esfriar. Ponho uma sunga decente e vou ao mar me banhar. Depois ainda bem cedo vou pegar no batente para poder meu dinheiro ganhar. Assim vivo minha vida, aqui no meu Ceará.