As editoras

Acontece algumas vezes de receber convite de editoras e afins para fazer a publicação de meus escritos em papel. Eu me pergunto, por quê? A internet cresce a olhos vistos, e cada dia mais gente vem se juntar a nós. Gastar dinheiro para fazer um livro, vai beneficiar a quem além das editoras e livrarias?

Nunca, nestes onze anos nos quais eu escrevo aqui, alguém me ofereceu alguma coisa que valesse a pena. Sei que muita gente usa os meus textos em congressos, seminários, aulas, apresentações e outras coisas mais. Tudo bem, eu escrevo mesmo para difundir conhecimento e auxiliar as pessoas. Eu gosto disso.

O que as editoras precisam compreender é que eu jamais investiria o meu dinheiro em alguma coisa na qual vou ter nenhum lucro, isso é burrice. Se for para escrever por deleite, se é para passar conhecimento, a internet é o melhor e mais democrático meio de comunicação. O mundo mudou. Tudo mudou.

Se as editoras querem sobreviver, aprendam a valorizar o trabalho de quem faz alguma coisa de fato. Tudo o que elas fazem é imprimir o conhecimento dos outros, que vale muito, pagando nada, para vender para os outros o seu trabalho, que é nos dias de hoje bastante questionável o seu valor e resultado.