TEMA: Amazônia Revelada (Os caminhos e os descaminhos ao longo da BR)

(Rodovia que liga Cuiabá a Santarém)

Em princípio o filme mostra uma Amazônia nos bons tempos do extrativismo, época da extração da borracha, quando na capital, Manaus, surgiu teatros luxuosos em meio a cabanas ali existentes. Hoje a Amazônia é um imenso deserto exposto ao capitalismo, estradas foram abertas, grandes pontes de concreto são construídas ao longo da rodovia, no lugar de velhas pontes de madeira, as estradas na Amazônia foram responsáveis pelo grande desmatamento, misérias sociais, onde os índios e os caboclos são às grandes vítimas.

Início dos anos 70 surge a Belém- Brasília, a construção das estradas trouxe a cultura do migrante incentivando grandes empresas investir em agropecuária, extração de minerais e madeira. Além da Belém-Brasilia, o filme aponta os impactos negativos que surgiram também com a Transamazônica e a BR 163.

No início a BR 163 constituía-se um contra ponto forte com o Brasil colonizado, sendo de grande importância para a construção naval no estado do Pará, contribuindo para a redução de pelo menos quatro dias a viagem São Paulo- Manaus, milhares de empregos seriam criados.

A BR 163 corta ao meio a Amazônia com seus quase 2.100 km em condições de transito irregulares e sem asfalto, sua pavimentação colocaria vários interesses em jogo e um deles seria a exploração do trabalho humano, porém, nem a miséria tira desse povo a alegria, que se faz presente nas festas folclóricas.

O surgimento de alguns projetos de preservação admite que a BR 163 fosse um meio a mais de devastação na Amazônia. Fenômeno também agravante é o avanço das indústrias madeireiras que em cinco anos atingiram grandes pólos. São madeireiros irregulares que invadem propriedades públicas, abrem estradas clandestinas, retiram árvores de valor comercial, a maior parte da madeira que sai resultado da exploração criminosa de propriedades públicas, quando o recurso se esgota seguem invadindo outras.

Há um cenário de pobreza e miséria, falta saneamento básico, escolas e sistema de saúde, o povo sobrevive por causa do espírito de solidariedade do povo brasileiro, da ajuda mútua, pois, comunidades inteiras foram removidas, poucas famílias foram indenizadas e as que foram receberam um valor reduzido. Tudo isso sem contar que o índice de trabalho escravo no Brasil está entre os estados próximos a BR 163.

Existe um processo de favelização se instalando, áreas periféricas sem estrutura, acontecem em grande parte pela exclusão do pequeno produtor, este processo em cidades amazônicas está apenas começando e se houver um mecanismo para reparar é possível que haja controle.

O asfaltamento da BR 163 se não for devidamente planejado poderá implicar em degradação social.

A Amazônia é a menina dos olhos dos estrangeiros, interessados em inúmeras riquezas contidas nesse ecossistema, haja vista que, uma conhecida e melhor marca de perfume Frances, o Chanel, sua essência é extraída do Pau- rosa, oriunda da Amazônia, bem como o comércio do DNA de índios amazônicos.

Em âmbito geral o filme foca a preservação ambiental e os vários problemas decorrentes da abertura de estradas e ainda a exploração de terras, degradação, ilegalidades e pobreza de milhões de pessoas.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 28/09/2008
Código do texto: T1200810
Classificação de conteúdo: seguro