Resumo do filme Estrada Real (Trabalho de Teoria Geral de Turismo)

Brasil, século XVIII, auge de riquezas como ouro e diamantes que eram levados a Europa e de lá chegavam arte e cultura que ao longo do tempo enriqueceram culturalmente o estado de Minas Gerais no decorrer do Brasil colônia.

Nesse cenário surge com seus 1.400 km a Estrada Real, a sudeste do Brasil, construída por muitas idas e vindas em busca de riquezas, passar por ela remete conhecer e vivenciar fatos históricos do Brasil colônia, é uma viagem inesquecível.

Atualmente a Estrada Real se constitui num grande potencial turístico, atraindo turistas do mundo inteiro, três séculos se passara, o ouro e o diamante deram lugar aos centros de lazer, espaços culturais e espaços destinados a gastronomia, além de um patrimônio cultural riquíssimo, com seus conjuntos arquitetônicos, onde costumes de outras épocas se renovam e se mesclam sem perder sua origem, tradição e modernidade se encontram fazendo da Estrada Real o maior e mais variado roteiro turístico do brasil.

Cidades como Ouro Preto e Diamantina, com suas características coloniais, valorizam ainda mais a Estrada Real, com suas igrejas seculares onde predominam esculturas e pinturas do passado, executadas por artistas que utilizavam metodologias européias, oriundas de mais de 300 anos.

Não só igrejas e museus fazem parte do acervo deste complexo turístico, como também, um universo de paisagens inesquecíveis, montanhas, matas nativas, rios e cachoeiras, ou seja , grandes áreas ecológicas.

É evidente observar que ao passar pela Estrada Real, o turista se depara, com diferenças, culturais e arquitetônicas mesmo em cidades vizinhas, que possam parecer semelhantes entre si, pois, cada município possui uma particularidade, enriquecendo, dessa forma, o Patrimônio Nacional.

Os municípios apóiam e abraçam a causa da Estrada Real, favorecendo projetos para que haja valorização da historia, valorização do Patrimônio material e imaterial (parte folclórica), buscando o desenvolvimento de todos os atrativos, bem como o resgate e a revitalização do patrimônio histórico, incentivando a preservação cultural.

A Estrada Real recepciona o turista, mostrando o passado histórico, mesclando-se ao moderno momento presente, havendo nas infra-estruturas receptivas existentes, inteligente disposição de espaços onde várias atividades se integram no mesmo espaço, a exemplo, galerias de arte, quiosques multimídia e livrarias.

Em Minas Gerais há uma organização de maneira a dar ênfase ao turismo, sem, entretanto, degradar os aspectos históricos e culturais do município, tudo é valorizado até mesmo a cachaça da região, a fábrica de estanho, o city tour sobre rodas, teatro de marionetes, variáveis que contribuem para agregar valores a experiência de um lugar, enriquecendo de forma sustentável a localidade.

Em cima desse desenvolvimento sustentável há o interesse e envolvimento da comunidade em valorizar o que é produzido no Museu do Oratório, artesanato da região, de inegável valor cultural unindo o passado e o presente, em outras palavras o próprio povo local valoriza o que é seu, incentivando a produção e agregando valor ao artesanato local.

Uma localidade com um passado histórico, enriquecedora, gastronomia exótica, apresentando pratos típicos conhecidos no Brasil e no mundo, possui uma característica a mais na sua galeria de virtudes: a hospitalidade do povo da região, completando, deste modo, o leque de atitudes positivas para que o turismo se desenvolva dentro de parâmetros legais.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 28/09/2008
Código do texto: T1200814
Classificação de conteúdo: seguro