Sobre as Comemorações do dia do Turismólogo ocorrido em 27/09/2008, na cidade de Belém, Pará.

No dia 27/09/2008, logo cedo pela manhã, acadêmicos de turismo da FABEL, do CEFET, e FAPAM, Montaram stands para comemorar a data. Sob a orientação da Belémtur e das professoras Luciana Mendes e Socorro Almeida os acadêmicos da FABEL- Faculdade de Belém, montaram uma exposição de fotos amadoras, na qual este evento se chamou “REVELA BELÉM...”,mostrando encantos e valorizando a cultura da querida Belém.Esta participação dos acadêmicos contou com belíssimas fotos e textos referentes as mesmas , revelando experientes fotógrafos amadores, mostraram a cultura do povo no que diz respeito a artesanato local, gastronomia, monumentos e Patrimônio históricos da cidade de Belém.Os exímios acadêmicos na pele de fotógrafos amadores foram Jane Cauper, Vilma Fonseca e Edemir dos Santos.

Muito embora todos tenham abordado um mesmo critério no que diz respeito as fotos, fotografando áreas turísticas, souvenir, patrimônio históricos, objetos que fazem parte da cultura de um povo , cada um projetou uma particularidade que fez a diferença entre uns aos outros, o que gerou harmonia, beleza , encanto e diferenciação entre as fotos amadora expostas.

Ao observar o trabalho de cada um, observa-se que Jane Cauper, optou em mostras nas fotos o secular mercado de ferro do Ver-o-peso, bem como seus arredores, como a feira do açaí com os costumeiros e tradicionais barcos ancorados, a Praça do Relógio, alguns comércios ali existentes. Indo mais além a fotógrafa amadora registra o artesanato da região, composto por souvenir vendido no Ver-o-peso que expressão a cultura do povo paraense, através de pequenos vidros de essências naturais da Amazônia, arara azul confeccionada em miriti, palmeira da região que serve para a confecção de artesanatos, esta peça remete a lembrança de que a ave está em extinção e ainda a foto de uma cabocla catando maniva, bem expressivo que remete a cultura paraense do ponto de vista gastronômico; ainda inseridas na gastronomia local a fotografa registra foto da barraca de vegetais super coloridos e da barraca do camarão salgado em três tamanhos e preços diferentes.

Para fechar o comentário sobre as maravilhosas fotos da amadora Jane Cauper observa-se a catedral da Sé, imponente patrimônio histórico, na categoria ainda do artesanato local, belas bijuterias feitas de sementes, muiraquitãs feitos de argila, magníficas fotos que revelam no tempo e no espaço a cultura de um povo.

O movimento na Praça Batista Campos aos domingos; belas brincadeiras de crianças com seus familiares; carrinhos de lanche; o famoso e tradicional raspa-raspa é o que a amadora Vilma Fonseca apresenta em belíssimas fotos que retratam a “belle époque” que se traduz na Praça Batista Campos. A praça possui,coretos, cursos d'água com pontes e está jardinada com árvores nativas, as pontes sobres o lagos; o castelinho secular da praça que traduzem nostálgicos momentos, cultura, além de maravilhosa paisagem.

Vilma ainda brinda a exposição com quatro fotos maravilhosamente indescritíveis do pôr do sol na praia do Marahú, na bucólica Ilha do Mosqueiro e também de uma índia menina nativa da região.

O terceiro fotografo amador, Edemir dos Santos, apresenta uma miscelânea de fotos tiradas nos mais variados pontos turísticos de Belém ,a saber: o Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha, mostra a casa das Onze Janelas e o Museu de Santo Alexandre, canhões do Forte , lugares carregados de passado enriquecendo culturalmente a historia de Belém.

Outro local que se observa nas fotos de Edemir é o Mangal das Garças, local de rara beleza com seu lagos de tartarugas e marrecas, Além da foto de um barco antigo, que fazia viagens pelos interiores do estado, os visitantes do mangal podem observar como era o tipo de transporte utilizado por populações ribeirinhas. Para fechar o repertório de fotos do Edemir, a foto do restaurante do Mangal é um show à parte, Edemir mostrou de tudo u8m pouco e foi muito feliz na escolha dos lugares.

Analisando outras barracas do evento do dia do bacharel em turismo, observa-se o stand do CEFET que abordou a Ilha do Marajó e seus encantos, com artesanatos em couros legítimos, exposição de fotos de luta marajoara e bordados com motivos em cerâmica feitos por mulheres da Vila de Joanes, no município de Salvaterra, na Ilha do Marajó.

Os acadêmicos envolvidos nos trabalhos do stand, depois de algum tempo foram degustar especiarias da gastronomia paraense, peixes de várias modalidades era o prato principal do cardápio servido, a degustação foi à feliz e bom tempo, segundo alguns que participaram do evento.

Notadamente, observaram-se alguns comentários, por parte de alguns acadêmicos descontentes com determinadas situações, que talvez não deva ser o caso de relatar aqui e agora, pode-se em outro momento, em um discurso informal colocar as dificuldades de todos e até concordar e discordar de algumas.

Dentro de parâmetros normais, espera-se o cumprimento da missão satisfatoriamente, pelos acadêmicos e por parte da instituição de ensino superior, pois, outras missões virão, a classe acadêmica agradece, acreditando numa melhor capacitação e suporte por parte de todos para missões futuras.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 28/09/2008
Código do texto: T1200818
Classificação de conteúdo: seguro