Amém

A primeira coisa que nos chama a atenção é que os nossos pais e parentes mais próximos começam a dar sinais de cansaço. Depois são os nossos ídolos. Mas nós mesmos ainda nos sentimos fortes e dispostos para a vida. Conseguimos fazer tudo o que fazíamos antes sem ficar a dever para quem quer que seja.

Quando começam a se manifestar os primeiros sinais em nosso ser, estranhamos e reagimos com veemência, na tentativa de jamais deixar cair um grau qualquer em nossas vidas, na certeza de que podemos superar quaisquer dificuldades que sejam com a mesma força e disposição de sempre, sem fadiga ou receio.

Chega, no entanto o momento em que todos os nossos esforços se tornam vãos e tudo o que fazemos é improfícuo e fútil, estamos lutando contra um processo de vida que inexoravelmente nos derribará mais cedo ou mais tarde, e só nos resta aceitarmos a nossa nova realidade e vivê-la com paciência.

Envelhecer então é um processo que nos educa a alma. Jamais devemos nos revoltar contra isso, antes é necessário que possamos compreender que neste movimento a vida nos ensina a ceder. De tudo o que construímos nada é nosso. Começamos a compreender que vivemos a nossa vida pelos outros, amém.