Sobre o conceito de Sartre

O ser humano, quando nasce é apenas alma em um corpo. O ego ainda está para se formar. Para a mente faltam conceitos e por isso ele apenas sente a vida. Com o tempo, em contato com a sociedade, ele vai formando os primeiros laços conceituais e paradigmas que formarão o seu ego, que o norteará em sua lida no mundo.

Na sociedade vive sob constante pressão. É a sobrevivência física, o medo de perder por conta das competições, o receio da morte nas doenças, violências e muitas outras coisas, que vão fortalecendo na criatura a impressão que o mais importante é sobreviver. Para isso então, ela faz tudo ao seu alcance para conseguir a aparente vitória.

Por isso mesmo, Sartre fez aquele comentário, a meu ver muito acertado. “O homem não é intrinsecamente mal, ele se torna mal em contato com a sociedade”. Na verdade é o medo que torna o homem assim. Pense no homem com um filho doente, desempregado. Se ele for de natureza frágil, certamente sucumbirá ao crime no mundo.

Nós somos todos responsáveis uns pelos outros na vida. De nada adianta desejarmos fugir desta realidade. A nossa vida é jamais só nossa, ela é de todos, pois todos interagimos em conjunto no orbe. Cada vez mais o homem vai perceber isso através das descobertas da ciência e o estudo sobre as coisas do espírito do mundo.