O rato e a cobra

O grande mal do ser humano é que queremos jamais nos envolver com os problemas alheios, como se isso fosse verdade e os problemas dos outros fossem apenas deles. Mas tudo é como a história do rato, da galinha, da cabra e da vaca. Talvez você desconheça esta história, mas eu vou ter o prazer de lhe contar.

O rato morava em uma casa, com um casal de pessoas idosas. Um dia a dona da casa vem com uma ratoeira e isso faz o rato se sentir ameaçado. Ele vai falar com a galinha, reclamando a atitude da dona da casa e ela diz para ele: Sr. Rato, isso é problema seu, o que tenho eu a ver com isso? Resolva a sua vida.

Ao procurar os outros dois, a cabra e a vaca, ele ouviu desolado as mesmas palavras e sentiu-se perdido. De noite a dona da casa ouviu o barulho da ratoeira, foi ver o que era e deu de cara com uma cobra. Foi picada pela serpente e ficou muito mal. O bom para picada de cobra é caldo de galinha, morta lógico.

As pessoas vieram visitar e para recebê-las matou-se a cabra. A senhora morreu e a vaca foi sacrificada para receber as visitas. Moral da história, quando alguém lhe disser que tem um problema, pense jamais que tem nada a ver com isso, mas procure auxiliar, pois o próximo pode ser você mesmo, meu amigo.