Deformação Televisionária

A idéia inicial na criação das emissoras de TV pode ter sido - e por um bom tempo até foi - de informar e entreter o telespectador, mas há quem duvide se esta é a real intenção atualmente.

Um dos fatos que comprovam se da pela grade de programação, na qual é preenchida em mais da metade por programas de auditório que abordam conteúdo ofensivo e altamente anti-cultural.

É visto de forma clara que o sensacionalismo e assuntos ligados as vidas particulares de pessoas famosas ou não, são destaque e vêm sendo introduzidos em demasia.

É afirmativo após tais evidências, que a TV brasileira vêm decaindo, chegando ao ponto da deformação ao invés da formação (construtiva). Não só o conteúdo foi prejudicado, como a pior vitima acaba sendo o telespectador, que acaba sofrendo com esta falta de cultura, adquirindo no decorrer dos meses e anos atitude e idéias relacionadas ao seu "convívio" com os temas vistos, tento assim, absolvendo absolutamente nada para si mesmo.

Parece até proposital escolher os piores programas e inseri-los em horários mais vistos, deixando o pouco que ainda existe de interessante e instrutivo, para a madrugada.

Os donos, executivos e editores de criação deveriam ter como exemplo, programas culturais exibidos na Europa e Estados Unidos, por exemplo. Até mesmo os programas exibidos no Brasil, através de TV a cabo, que contém diversificações em informação, cultura e educação.

A TV "aberta" como é chamado os canais que são gratuitos carecem de conteúdo, mas não são totalmente gratuitos, já que das mais diversas propagandas, se arrecadam uma grande quantia de dinheiro, que faz com que o canal sobreviva.

Inserir conteúdo pago - mesmo que em pequena escala -, atrairia apenas mais telespectadores e futuros consumidores dos produtos anunciados. As emissoras estariam ganhando mais IBOPE, em conseqüência disto, mais dinheiro, e o principal, os "clientes" que são os telespectadores, na qual deveriam ser tratados melhor, estariam recebendo seus devidos reconhecimentos.