Graves problemas que podem ser causados pelos resíduos eletrônicos

Atualmente com o avanço tecnológico a sociedade vem sofrendo grandes riscos, onde o meio ambiente é danificado com lixos eletrônicos depositados ao solo. Já era uma realidade dos países de primeiro mundo, mas o Brasil hoje também vem sendo prejudicado por este problema.

É comum hoje em dia se deparar com tais elementos jogados nas ruas, nelas encontramos desde pilhas a peças de computadores e televisores. Estes objetos possuem substâncias tóxicas que podem trazer problemas a saúde e colocar em risco o meio ambiente.

A tecnologia aprimorando-se em alto índice faz com que grande parte desses equipamentos sejam deixados de lado, assim a curta vida útil deles e os altos custos de reciclagem, implicam que sejam comumente descartados sem muita preocupação, causando impactos ao meio ambiente e na saúde pública.

Geralmente estes lixos encontrados nas ruas é levado a aterros sanitários ou lixões de céu aberto, o que constitui um sério risco a sociedade.

Em contatos com o solo, as composições tóxicas dos resíduos eletrônicos contaminam o lençol freático, podendo chegar à água e consequentemente aos homens através da alimentação. Esses produtos se queimados, poluem o ar e com o contato direto também pode provocar graves doenças a quem se submeter a mexer neles, como por exemplos os catadores de lixo.

Visando uma solução, surgiram várias empresas com o intuito de dar um fim apropriado aos materiais citados. Outra possibilidade é a doação às organizações que trabalham com a inclusão digital, fazendo com que esses materiais que já deixaram de terem importância para certos indivíduos, sejam reutilizados por outros.

Andressa F
Enviado por Andressa F em 26/08/2011
Código do texto: T3184034
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.