Oportunidades e valorização

Atualmente a sociedade anda sofrendo em grande demanda violência com crianças e jovens que ficam nas ruas por horários que não cabem a eles. Segundo o estatuto da criança e do adolescente, é dever da família da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Mas as coisas não andam seguindo por tal caminho, gerando grandes partes dos conflitos hoje enfrentados. Porém, se o governo entrasse com um programa de proteção a esses indivíduos, oferecendo-os maneiras deles exercerem um trabalho voluntário ou até mesmo um estágio, para que através de brincadeiras aprendam a atuar na sociedade competitiva do mundo de hoje.

Os jovens são agredidos verbalmente pela sociedade por estarem fora das suas residências nos horários noturnos, onde muitas vezes acabam sendo punidos por motivos que não cabem a sua personalidade. É como pagar por algo não cometido.

O que falta na comunidade em relação aos jovens, são oportunidades que os fazem crescerem, onde eles possam demonstrar seus talentos e serem gratificados por estes. Assim que eles sintam-se capazes e não procurem trilhar por caminhos que não são benéficos para sua vida. Onde o seu trabalho e esforço próprio recebem valorização é uma das principais ferramentas para a criação de objetivos na vida do ser humano.

Com o apoio da sociedade em geral, grande parte dos problemas hoje enfrentados poderiam ser concertados de outras maneiras, o jovem criaria uma compreensão social afetiva, podendo estar compartilhando suas idéias e criando seu espaço no mundo hoje vivenciado.

Andressa F
Enviado por Andressa F em 29/08/2011
Código do texto: T3189964
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.