Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cultura : um arco-íris de raças

   Diante de tantas barreiras que os povos enfrentam, a diversidade cultural é um marco importante que uni ou separa nações do mundo inteiro. E que deslumbra seres humanos com características de cada população. Mostrando-se importante na vida político-social do planeta.
   Juntando os cinco continentes mais populosos do mundo, admiramos o “arco-íris” de beleza que esses povos nos mostram. Chegando a realizarem competições de boa ou má fé. Negros, índios, muçulmanos, pobres, ricos, etc., lutam por lugares na sociedade, pois se mostram competentes em suas habilidades. Mas, para isso enfrenta séries de problemas, dentre eles, o preconceito. Sim, o preconceito, esse grande inimigo, o qual os próprios seres humanos foram capazes de aceitarem nas suas vidas. Pois não percebem que estão destruindo a eles mesmos.
   Que maravilha ver o Brasil e Angola compartilhando a Língua Portuguesa. Ridículo é presenciar Estados Unidos e Iraque, brigando por assuntos que podem ser resolvidos com acordos amigáveis. É esse um dos motivos pelo qual o mundo vive em conflito com suas diversidades, onde índios são queimados, negros castigados, religiões se atingindo verbalmente. Há tantas maneiras de resolver esses problemas; com tanto caos é impossível esclarescer as idéias.
   Várias nações realizaram um grande evento denominado “Live Earth”, que reuniu artistas de todo o mundo, culturas e estilos diferenciados, para clamar por um planeta melhor. Foi uma ótima iniciativa, mas é preciso partir de cada um dos seres humanos, aceitar as diferenças, conviver com elas, podendo também absorver aquela diversidade para si, tendo em vista uma auto-ajuda para a formação de pessoa melhor, que possa minimizar além do preconceito, outros problemas.
   Enfim, se tivermos mais consciência e pararmos pra pensar; iremos perceber que usufruímos muitos parâmetros da cultura. Pois fazemos da diversidade um imenso “arco-íris”.
Lampião
Enviado por Lampião em 04/09/2007
Código do texto: T638160

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Lampião
Fortaleza - Ceará - Brasil, 30 anos
18 textos (965 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 20:53)