"O silêncio vale ouro, a palavra vale prata"

“O silêncio vale ouro, a palavra vale prata”. Este é um dos preceitos orientais que eu mais gosto. Significa: fale quem tiver o que dizer, silencie aqueles sem assunto coerente e produtivo para a lida proposta. Ouvir é um excelente exercício, nele aprendemos muito e treinamos a nossa humildade e paciência.

Quando estamos em silêncio ficamos livres de cair no ridículo ou de sermos impróprios de alguma forma. Aprendemos mais ouvindo do que falando, tornamo-nos corteses nesta lida silenciosa por que o outro se tem o que dizer logo percebe que tem na sua frente uma pessoa inteligente e interessada.

Se formarmos grupos de estudo para melhorar o desempenho do nosso mundo, voltando os interesses do orbe para o interesse das pessoas da terra, vamos necessitar muito de humildade e paciência, de credibilidade e coragem, de senso de justiça e discernimento do que é próprio e pode ser.

Isso é uma proposta. Vamos trabalhar, dar as nossas mãos no sentido de desenvolvermos um universo mais sadio. Lembremo-nos que a Fênix renasceu das cinzas e que a águia, precisa ter coragem, força e determinação, depois de certa idade, para arrancar as unhas e penas para continuar a viver.