Crescer socialmente

Aprendemos a desconfiar de tudo, acreditar em nada, olhar o mundo e as pessoas com desconfiança, por que fomos traídos muitas vezes em nossa fé e terminamos por descobrir que a vida e as pessoas são escorregadias em suas manifestações. Para superar isso, precisamos do próximo, agir de forma correta e exigir dos outros que assim também o façam. Como? Tendo critério de conduta, exigindo de nós mesmos e do nosso próximo, que tenhamos coerência naquilo que fazemos. Somos seres gregários e por isso mesmo precisamos do conjunto humano para sobreviver.

O nosso mundo é caótico por que nosso chão ruiu. Todas as nossas crenças vieram por terra por se mostrarem frágeis e sem consistência, precisamos construir outras, acreditar em alguma coisa para poder continuar as nossas vidas, o nosso trabalho e viver a nossa missão. Precisamos de uma consciência única, um parâmetro, regras nas quais acreditemos para podermos agir de forma coerente, justa e clara. Precisamos de líderes capazes e para isso precisa que sejam pessoas de bem, voltadas para o social e que tenham comprometimento com o amor, a verdade e a justiça.

Isso pode parecer algo extremamente difícil, mas nós precisamos alimentar estes sonhos dentro de nós, assim eles se manifestarão. Pensar coisas positivas e buscar ver nos outros o que têm de melhor, entendendo as suas dificuldades e procurando fortalece-los em suas virtudes, para que cresçam nelas cada vez mais e assim possam se tornar cada vez mais humanos, naquilo que esperamos dos seres humanos. O esforço pelo bem comum precisa ser a meta principal em nossas vidas, para tanto precisamos formar grupos de estudo, que discutam com seriedade as nossas necessidades.

Precisamos começar a observar melhor como agem as nossas elites, os nossos dirigentes, pois eles têm o poder que nós emprestamos a eles. Um político que diz uma coisa e faz outra diferente jamais deveria estar no poder. Um empresário que gere mal a sua empresa e trai os seus funcionários pode jamais ser um homem de confiança e os seus produtos nunca deveriam ser aceitos no mercado, por que esta é a forma que nós temos de cobrar dos homens que sejam mais honestos e probos em sua conduta, em sua vida e relacionamento com o ser humano que o serve.