Sobre o Petróleo e o efeito estufa

Sou nenhum gênio, mas gosto de pensar. Desta forma, falando sobre os terremotos que afligem ao Brasil nos dias de hoje eu gosto de dizer que, quando eu era garoto na escola se dizia que no Brasil jamais teria um abalo sísmico por que a nossa placa tectônica era inteira e bem sedimentada, havendo jamais possibilidade de ruptura da mesma.

O que aconteceu, no entanto para que esta placa se rompesse e causasse estes terremotos? Simples, mas isso é apenas um convite ao pensar de todos, com a retirada do petróleo debaixo desta placa, houve a necessidade de acomodação da estrutura natural, por falta de apoio pela retirada do óleo subtraído debaixo dela, deixando-a sem sustentação.

Ouvi outro dia de alguém me dizendo: - Mas eles colocam água no lugar do petróleo retirado! Pense comigo então, quando aprendemos este exercício fica gostoso viver, a água tem uma viscosidade menor que o óleo e uma densidade maior, por isso vai ficar debaixo dele, vai escorrer mais facilmente para baixo e se transformar em vapor pela alta temperatura.

Assim eu posso dizer sem receio de errar que um dos grandes vilões de todas as mudanças que ocorrem hoje no mundo é a retirada do ouro negro debaixo da crosta, trazendo um desequilíbrio imenso em toda a estrutura do planeta, podendo inclusive ser responsável pelo efeito estufa, sobre o qual se fala tanto nos dias de hoje, mas se esconde este fato.