CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O ENREDO NA NARRATIVA

______________________________________

Estudos Literários

 

Enredo é o conjunto, ou melhor, a sucessão de ações e acontecimentos de uma narrativa de ficção ou mesmo um simples fato. É conhecido por muitos nomes: intriga, ação, trama, história.

Ele é construído obedecendo às leis da causalidade e temporalidade, isto é, cada fato da história tem uma causa que desencadeia novos fatos, em termos práticos, um fato anterior causa o que vem depois. Observe a seqüência de fatos desta narrativa:

“Um homem caminha à noite por uma estrada escura (1), seus olhos estão atentos ao menor movimento (2), seus ouvidos ao menor ruído (3), ele está a muitos quilômetros de sua casa e só conseguirá chegar até ela caminhando (4). A qualquer momento ele poderá ser assaltado (5). Na rua não há mais ninguém. Caminha sozinho, tendo por testemunha a luz da Lua e das estrelas (6). Ele tem que chegar a sua casa (7), [...].”

Os fatos (1>2>3>4>5>6>7) nos dão o enredo da história: um homem (personagem) que precisa chegar a sua casa. Nesse exemplo, podemos notar com facilidade o elemento estruturador do enredo: o conflito. No caso, o conflito do homem com o ambiente.

Sem o conflito não há história. E mesmo que houvesse uma história, sem conflito, não despertaria interesse nenhum. Teríamos histórias sem graça porque faltaria a elas o que lhesvida e movimento. O conflito possibilita ao leitor criar expectativa frente aos fatos do enredo.

Além do conflito que mencionamos (entre o personagem e o ambiente), podemos encontrar nas narrativas, os conflitos morais, religiosos, econômicos e psicológicos; este último seria o conflito interior de uma personagem que vive uma crise emocional.

O Enredo Clássico obedece a seguinte seqüência lógica:

1. Apresentação, Introdução ou Exposição – É o começo da história, no qual apresenta(am)-se a(as) personagem(ns) e suas características, o espaço em que se movimenta(am), as relações que mantêm entre si e, às vezes, o tempo e o espaço (um homem caminha à noite por uma estrada escura). Enfim, situa o leitor diante da história que irá ler.

2. Complicação ou Desenvolvimento - Rompe-se o equilíbrio do estado inicial; surge(m) o(s) conflito(s) e começam a ocorrer os acontecimentos, as ações nos episódios, que, encadeados, conduzem a narrativa a um ponto máximo de tensão:

[...] seus olhos estão atentos ao menor movimento, seus ouvidos ao menor ruído, ele está a muitos quilômetros de sua casa e só conseguirá chegar até ela caminhando. A qualquer momento ele poderá ser assaltado. Na rua não há mais ninguém. Caminha sozinho, tendo por testemunha a luz da Lua e das estrelas. [...]

3. Clímax - O conflito chega ao seu ponto máximo de tensão, resultante da convergência dos vários conflitos vividos pelas personagens. O clímax é o ponto de referência para as outras partes do enredo, que existem em função dele. De modo geral o clímax situa-se próximo do fim e por vezes com ele identificado.

4. Desfecho, Desenlace ou Conclusão - Corresponde à situação final: a solução dos conflitos. Chega-se, como na situação inicial, a um novo equilíbrio. muitos tipos de desfecho: surpreendente, feliz, trágico, cômico etc. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no Link).

A Ficção

A Verossimilhança

O Autor e o Narrador

A Narrativa de Ficção

O Foco Narrativo

A Personagem na Narrativa

O Tempo na Narrativa

______________________________________________________

Para maiores informações sobre o assunto ver: Cândida Vilares Gancho, Série Princípios, 7ª edição. / Massaud Moisés, A Criação Literária.

Se você encontrar omissões e erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 26/05/2009
Reeditado em 07/06/2013
Código do texto: T1616518
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Ricardo Sérgio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 66 anos
1281 textos (14383244 leituras)
7 e-livros (6016 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 30/08/14 11:11)