A DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS

-------------------------------------------------------------

Estudos Literários

 

As personagens têm por função simular pessoas, comportamentos e sentimentos reais. Por isso, são construídas à imagem e semelhança dos seres humanos. Se bem construídas, nelas, teremos a impressão de pessoas vivendo situações e dilemas semelhantes aos nossos.

Por isso, procure descrevê-la por uma sequência abundante de pormenores físicos e psicológicos. Você pode separar os aspectos físicos dos psicológicos, ou então associar as características físicas às psicológicas.

Quanto aos aspectos físicos, mencione de forma objetiva ou vaga, a cor da pele, a idade, os cabelos, a altura, o peso, a voz, os traços do rosto. Embora, a vestimenta não seja um traço físico, pode também ser mencionada, pois marca um detalhe e, além disso, é ela que, muitas vezes, revela o verdadeiro estilo de vida do personagem:

"[...] era uma rapariga de dezenove anos; era morena, desse moreno pálido [...]; os grandes olhos negros, vivos e travessos [...]; a mimosa boca facilmente sorria pondo à mostra duas ordens de belíssimos dentes; era baixa e robusta [...], o andar livre e desembaraçado [...]. Tinha a moça o tom de voz arrastado e carinhoso [...]."

"[...] não se fartavam de gabá-lo, admirando-lhe [...], a batina nova, a alva camisa engomada, os sapatos envernizados a capricho [...], as sobrecasacas domingueiras, compridas e lustrosas, as largas calças brancas e os sapatos grossos de couro cru [...].

(Inglês de Souza, O Missionário. 1946)

Dos aspectos psicológicos mencione o comportamento, os sentimentos, as atitudes, os gestos, as ideias, o caráter, as preferências e a visão do mundo. Porém, evite o comum, somente os traços que definem o personagem devem ser destacados.

Abaixo, uma listagem dos principais padrões de comportamento:

Reservado, afetivo, tímido, sociável, quieto, falante, insensível, passional, discreto, alegre, tranquilo, tenso, constante, instável, autopiedoso, racional, emocional, seguro, inseguro, realista, imaginativo, convencional, original, liberal, conservador, curioso, cruel, piedoso, duvidoso, confiável, mesquinho, generoso, crítico, tolerante, rude, cortês, negligente, responsável, preguiçoso, trabalhador, bagunceiro, organizado, pontual, acomodado, ambicioso, otimista.

Bem..., agora você já tem uma pequena noção de como montar um personagem.

Textos puramente descritivos são esporádicos, pois, geralmente estão inseridos na narração. Daí, a descrição ser considerada mais um recurso do texto. ®Sérgio.

____________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.