Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AS RUNAS

-------------------------------------------------

Sistema de Escritas

 

As runas são símbolos que formam um alfabeto muito antigo, provavelmente criado pelos povos germânicos, e usado para a escrita, profecia e magia.

O código rúnico, que também é conhecido por futhark, palavra formada pelo nome de suas primeiras letras, assim como alfabeto (alpha + beta), espalhou-se da Europa Central e Oriental para a Europa do Norte, Escandinávia, ilhas Britânicas e Islândia, há cerca de quatro mil anos. Foi adotado por diversas culturas, incluindo os vikings, e sofreu modificações de acordo com a necessidade, na Escandinávia, por exemplo, alguns símbolos rúnicos foram deixados de lado e o alfabeto foi reduzido a somente 16 runas.

O antigo alfabeto Rúnico Germânico ou “Elder Futhark” possuía 24 signos e nunca foi usado como língua falada. Foram feitas com linhas retas para que os caracteres tivessem forma apropriada para entalhar na madeira ou na pedra. Sua escrita pode ser feita em ambos os sentidos e não possui letras minúsculas.

O valor místico das runas é tão antigo quanto sua existência, pois desde sua origem são usadas como símbolos mágicos pelos mestres xamanistas das runas para fazer encantamentos, curar doentes, proteger locais sagrados, invocar mortos, etc. Também tinham fundamental importância no uso por adivinhadores para prever o futuro. O método de prever o futuro era bem parecido com o nosso jogo de búzios. Pequenos pedaços de pedras ou madeiras eram marcados com os símbolos runos e lançados em uma plataforma plana coberta ou forrada com pano. O sacerdote selecionava três peças de cada vez e interpretava-os de acordo com os sinais marcados. Cada símbolo possuía uma relação direta com determinado deus, por exemplo: Odin, deus dos deuses; Thor, o pai dos deuses; Tyw, o deus da guerra; Baldur, deus do sol; Freya, deusa da sensualidade, entre outros.

O alfabeto Rúnico foi substituído pelo latino com a cristianização, na Europa central, por volta do século VI e na Escandinávia, no século XI. ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link)

Os Sistemas ou Tipos de Escritas.

Os Alfabetos.

____________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Imagem: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:iSzbJ5lUS5CBzM

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 31/08/2006
Reeditado em 30/04/2010
Código do texto: T229593

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Sobre o autor
Ricardo Sérgio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 69 anos
1281 textos (21211579 leituras)
7 e-livros (8554 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 03:09)
Ricardo Sérgio