O ROMANCE POLICIAL

___________________________________

Estudos Literários

O romance policial é um tipo de narrativa que exibe uma investigação fictícia de um fato misterioso (enigma) ou de um crime; e a posterior revelação do criminoso ou do mistério.

Neste tipo do gênero literário, o foco é o processo de elucidação do mistério, tarefa geralmente a cargo de um detetive, seja ele um detetive particular ou policial, que consegue esclarecer o crime graças à sua coragem e inteligência. No primeiro caso, como exemplo podemos citar Sherlock Holmes, de Conan Doyle. No segundo, o protagonista faz parte das estruturas policiais. O Cavalheiro August Dupin, criado por Edgar Allan Poe, o precursor da narrativa policial, em Os crimes da Rua Morgue, não era exatamente um detetive (a denominação de detetive só surgiria mais tarde), também não era um policial, mas, era antes de tudo, um analista, disposto a desvendar um enigma que parecia indecifrável. O romance policial também demonstra que não pode haver crime perfeito, logo, não há lugar no romance para a impunidade, para o crime sem punição.

O romance policial escora-se no jogo dedutivo que o protagonista realiza acumulado pistas e testemunhos aos olhos do leitor, para no fim desvendar os enigmas que estavam implícitos em tudo que se apresentou, o que nalguns casos representa um jogo com o próprio leitor

Entretanto, nem todos os autores seguiram essas regras, pois a criatividade sempre ultrapassa limites. Agatha Christie, por exemplo, uma das autoras mais traduzidas do mundo, abandonou o campo do verossímil e incorporou aspectos psicológicos em sua trama.

Em abril de 1841, o mestre do terror Edgar Allan Poe apresentou ao público, nas colunas de um periódico da Filadélfia (Graham's Magazine), o conto de The Murders in the Rue Morgue (Dois Crimes na Rua Morgue), que se tornou a primeira narrativa policial moderna. Nos anos seguintes, mais duas histórias policiais do mesmo autor foram publicadas, The Mistery of Marie Roget (O Mistério de Marie Roget, 1842-1843) e The Purloined Letter (A Carta Roubada, 1845). Esse processo continuou até o século XIX, quando os romances policiais eram publicados em jornais e revistas semanais como um Folhetim e posteriormente eram editados em livros populares.

TIPOS DE ROMANCES POLICIAIS

Whodunnit - abreviação de Who Done It?, Quem Fez Isso? Em inglês, é o tipo de romance policial em que há vários suspeitos para um crime, seja ele roubo, assassinato, sequestro, e a identidade do culpado só é revelada nas últimas páginas do livro. Neste gênero destacam-se Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe.

Noir (preto em francês) é o tipo de romance policial onde os detetives são mais humanizados; costumam beber, brigar, frequentar guetos sujos, habitados por prostitutas, por criminosos pés de chinelo, policiais decadentes e se envolverem em romances e sexo. As tramas são complexas e predomina um ambiente sombrio e misterioso. Também existem outras tramas paralelas à história, portanto não gira em torno de apenas um fato, mas de vários.

Thrillers Jurídicos são romances policiais protagonizados por advogados, promotores, policiais entre outros envolvidos não só em investigar, como também em provar a inocência ou a culpa de algum personagem que contrata seus serviços, esses romances também mantém mistério em todo o seu enredo e a solução do mistério só é revelada perante o juiz. Erle Stanley Gardner criador do advogado Perry Mason é um dos mais conhecidos autores da categoria.

Thrillers Médicos são romances policiais protagonizados por médicos, que usam seus conhecimentos para combater doenças e epidemias, erros médicos, etc. além de descobrirem circunstâncias e causas de morte através de análises médicas.

Espionagem - São romances policiais geralmente envolvendo investigações de grandes criminosos internacionais, mafiosos, crimes diplomáticos, etc.

PRINCIPAIS AUTORES BRASILEIROS E PERSONAGENS

Álvaro Cardoso Gomes – investigador Medeiros

Jô Soares – delegado Mello Pimenta e detetive Machado Machado

Luís Fernando Verissimo – detetive particular Ed Mort

Luiz Alfredo Garcia-Roza – delegado Espinosa

Mário Prata - agentes federais Ugo Fioravanti Neto e Darwin Matarazzo

Nilton Cordeiro – detetive Rinus Fang

Pedro Bandeira - Os Karas

Rubem Fonseca – advogado Mandrake

Tony Bellotto – investigador Bellini

_________________________________________________

Para saber mais a respeito do assunto ver: Massaud Moisés. Tipos de Romance, in A Criação Literária, São Paulo, Melhoramentos, 1973, pp. 293-295. /<http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_policial> página visitada em 23/09/2012. / E-Dicionário de Termos Literários, coord. de Carlos Ceia. Disponível em <http:// www.fcsh.unl.pt /edtl/index.htm> página visitada em 23/09/2012.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 25/09/2012
Reeditado em 30/09/2013
Código do texto: T3901137
Classificação de conteúdo: seguro