CANÇÕES DE GESTA

______________________________

Estudos Literários

 

As canções de gesta (em francês chansons de geste = feitos históricos); era um conjunto de poemas épicos surgidos no despertar da literatura francesa, entre os séculos XI e XIII. Quase sempre concentrando a ação nos feitos ilustres de Carlos Magno (século VIII).

Uma canção de gesta é um longo poema épico medieval, no geral em versos, que celebrava feitos históricos ou ilustres. A mais antiga canção de gesta preservada é A Canção de Rolando, 4002 versos, mas algumas canções podiam chegar a dezenas de milhares de versos.

No geral, as canções possuíam versos de dez sílabas (decassílabos) com uma pausa (uma cesura) depois da quarta ou quinta sílaba. Inicialmente as canções não utilizavam a rima, e sim a assonância, ou seja, a repetição do som das vogais nos versos de uma estrofe. Organizavam-se em estrofes com número variado de linhas, entretanto, predominavam as combinações métricas de quinze versos. Às vezes, encontravam-se estrofes compostos de centenas de seguimentos encadeados. Mais tarde, várias canções passaram a utilizar a rima e versos alexandrinos (dodecassílabos).

As canções de Gesta eram declamadas por jograis que se faziam acompanhar de um instrumento de corda, normalmente a viola.

Não se sabe exatamente como surgiram as canções de gesta. A mais antiga delas é o manuscrito de Oxford A Canção de Rolando, Está transcrita em dialeto normando e data de cerca de 1100, mas apresenta um tal refinamento e complexidade em sua composição que é provável que já bem antes desta data houvesse uma tradição de canções do mesmo tipo.

Os três grandes ciclos conhecidos são: Gestas du Roi, vinte poemas ao redor de Carlos Magno; Gestas de Garin de Monglane, em torno de Guillaume, Conde de Toulou, consta de três poemas; e Gestas de Don de Mogúncia, em torno de lutas feudais, rivalidades entre fidalgos, aventuras imaginárias.

A Canção de Rolando (primeira estrofe)

Roland cavalga pelo campo de batalha,

Levando Durendal, que bem corta e bem talha,

Nos sarracenos, ele faz um grande estrago,

Se vós tivésseis visto, lancar morto um sobre o outro,

Seu sangue jorrar abertamente neste lugar,

Com o elmo e seus membros cobertos de sangue,

E no cavalo, do pescoço aos ombros,

E Olivier não tarda para ferir,

Os doze pares não merecem repreensão,

E os franceses lançam-se e se chocam,

Morrem os pagãos ! E muitos desfalecem !

__________________________

Para maiores informações a respeito do assunto ver: Canção de gesta. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-05-03].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$cancao-de-gesta>.

Se você encontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 03/05/2013
Código do texto: T4272519
Classificação de conteúdo: seguro