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O ROMANTISMO NO BRASIL

ROMANTISMO

INTRODUÇÃO:
PORTUGAL
1825 – Camões de Almeida Garret
1865 – Questão Coimbrã (de Coimbra) – debate entre Castilho (Romântico) e Antero de Quental (anti-romantico, Realista)

Antecedentes:
1823 – exílio de Garret na Inglaterra
1825 –  obra  Camões em Paris

Características: Individualismo, subjetivismo, sentimentalismo
 predomínio do sentimento sobre a razão
 temas – nacionalismo, temas históricos (Idade Média), influência da Revolução Francesa.
Escola Original em oposição à imitação clássica.

Autores do Romantismo Português :
I Momento  (ainda têm influências clássicas): Almeida Garret (tem 2 fases, a de influência clássica e a tipicamente romântica), Alexandre Herculano, Antonio Feliciano de Castilho.

II Momento ( não apresentam influência do classicismo, forte influência de Byron, o poeta inglês pessimista, são super-românticos ou ultra românticos, exagero de drama, “Mal do Século": tédio, angústia, melancolia) – Camilo Castelo Branco, Soares Passos.

III Momento (já apresentam alguma tendência Realista, defendem a tese da “Felicidade do Campo”)  -  Julio Dinis, João de Deus


BRASIL
1836 – Suspiros Poéticos e Saudade, Domingos José Gonçalves de Magalhães(Gonçalves de Magalhães)

1881 – O Mulato, Aluízio de Azevedo; Memórias Póstumas de Braz Cubas, Machado de Assis

Influência da Revolução Francesa – 1789, com as figuras das massas, do burguês, populares e os ideais de IGUALDADE, FRATERNIDADE, LIBERDADE.

Origem do Romantismo: Inglaterra (Lord Byron, poeta) e Alemanha (Goethe, novelas históricas)


A) MOMENTO HISTÓRICO

1789 – Revolução Francesa, capitalismo comercial, individualismo.

1822 – Independência do Brasil - sentimento patriótico, criação de uma literatura independente , sentimento de missão na construção do nacional. Exemplo: Atividades de Domingos Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre em Paris
1832 – Porto Alegre encontra-se com Almeida Garret
1834 – Instituto Histórico de Paris e o ensaio sobre a cultura brasileira
1833 – Sociedade Filomática, associação partidária e cultural da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo), lança Manifesto Nacionalista e Romântico na Revista da Sociedade Filomática
1836 – Revista – publicação da Revista Niterói, revista brasileira de Literatura e Artes
- epígrafe – tudo pelo Brasil e para o Brasil
- publicação de Suspiros Poéticos e Saudade de Gonçalves de Magalhães
- no prefácio de seu livro ele escreve a teoria do Romantismo
- é considerado o teórico do Romantismo no Brasil


B) CAUSAS DA INTRODUÇÃO DO ROMANTISMO NO BRASIL

1 – Nova visão de mundo, nova forma de escrever
2 – Iinfluência estrangeira (França)
3 – Receptividade do público, facilidade de consumo
4 – Aceitação pela classe oficial porque o Romance corresponde a uma vocação histórica e sociológica  do Romantismo
5 – ampliação do “eu” e “povoamento da saudade”. Literatura de fuga, sonhos e imaginação
6 – São Paulo é o centro irradiador
7 – Fundação de Sociedades Secretas
8 – Participação das maçonarias e centros teosóficos

B) CARACTERÍSTICAS

1 – Individualismo, egocentrismo, subjetivismo, narcisismo
2 – Sentimentalismo, Escola do Coração (lágrima, sonho, devaneio, ternura, emoção)
3 – Sentimento da nacionalidade, patriotismo, com nacionalismo focado na natureza e na sociedade.
4 – Liberdade de composição
5 – Cristianismo
6 – Escritores assumem atitudes de artificialismo
- cabelos longos
- pele pálida
- olhar perdido
- vida desregrada


C) IMPORTÂNCIA DA LITERATURA ROMÂNTICA NO BRASIL

1 – Momento de definição da nacionalidade,  representado pela procura das tradições, investigação do folclore e criação do Romance Nacional
2 – Surgimento de uma poética, conjunto de regras que orientam a produção poética
3 – Presença de uma historiografia literária, o romance e o teatro (João Caetano, Varnhargens, Norberto)
4 – Linguagem Nacional
5 – Nacionalismo ao lado do Universalismo


D) HÁ TRÊS MOMENTOS EM NOSSO ROMANTISMO

I – PRIMEIRO MOMENTO - Reação Nativista
  Posse da Terra
  Ânsia de traduzir o Brasil

É representado pelos escritores do indianismo, Gonçalves Dias e José de Alencar.


II – SEGUNDO MOMENTO – Reconstrução do espírito
          Interiorização do sentimento
          Volta para si mesmo
          Traduzir o próprio mundo interior

È representado por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros. São poetas desesperados, intensamente subjetivos.


III – TERCEIRO MOMENTO – Sentido de Humanização
Afirmação dos sentimentos Humanos
Preocupação com o sofrimento alheio

É representado por Castro Alves e a poesia social, José de Alencar e outros


Dª – HÁ AUTORES QUE FALAM EM GERAÇÕES ROMÂNTICAS:

I – PRIMEIRA GERAÇÃO:

1846 – Primeiros Cantos – Gonçalves Dias
1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo

AUTORES: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre

Característica: Indianismo


II – SEGUNDA GERAÇÃO

1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo
1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves

AUTORES:  Álvares de Azevedo, Junqueira Freire (monge), Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e outros

Característica: tédio, Mau do Século


III – TERCEIRA GERAÇÃO

1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves
1881 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

AUTORES: Castro Alves, Tobias Barreto de Menezes, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antonio de Almeida, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, José de Alencar


Característica: poesia social, política.

D) ESCRITORES DO ROMANTISMO

José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire (o monge),  Castro Alves e outros.



Apontamento para Vestibular


19/04/2007


Leitor, seu comentário é muito importante, obrigada.
Diana Goncalves
Enviado por Diana Goncalves em 20/04/2007
Reeditado em 06/10/2007
Código do texto: T456706
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Sobre a autora
Diana Goncalves
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