A RESENHA

----------------------------------

Estudos Literários

 (Latim resignare, tomar nota) (Inglês, review)

 

É todo o escrito destinado a informar, de maneira sintetizada, o conteúdo de uma obra (livros, filmes, peças de teatro, etc.). Via de regra é publicada em jornal ou revista logo após a edição da obra. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza informativa. A resenha não é um simples resumo, pois, este, fica limitado ao conteúdo da obra sem fazer qualquer juízo de valor.

a) Resenha-Resumo

É um texto que tem por finalidade, resumir o conteúdo de um livro, de um ou mais de seus capítulos, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se, portanto, de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor. Geralmente, a resenha-resumo contém:

• O título da obra

• A referência bibliográfica da obra: nome do autor, da editora, data da publicação, número de páginas.

• Alguns dados bibliográficos do autor da obra (estes dados podem estar incluídos no próprio resumo).

• O resumo, ou a síntese do conteúdo, que pode ser feito de acordo com a ordem dos fatos, das partes e dos capítulos:

O Legado de Perda; de Kiran Desai, tradução de José Rubens Siqueira; Objetiva; 2006; 292 páginas.

Radicada em Nova York, a indiana Kiran Desai compôs um romance ambientado em uma aldeia remota de seu país natal, mas com uma visão atenta ao mundo globalizado. A história se passa em um lugarejo no Himalaia, na fronteira com o Nepal. A órfã Saí muda-se para [...]. (Veja, 27 de junho, 2007)

Observação: Às vezes, na referência bibliográfica, constam também, o lugar da publicação e o preço. Os dados da referência podem estar isolados do texto, num "box" ou caixa. Há, evidentemente, numerosas outras maneiras de se iniciar um texto-resenha, o que mostramos é apenas uma sugestão.

b) Resenha-Crítica

É um texto que, além de resumir a obra, faz uma avaliação crítica sobre ela, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

A resenha crítica deve ser elaborada por alguém com conhecimentos na área, pois sua elaboração exige opinião formada, pois além de resumir, o resenhista analisa e avalia a obra, sustentando suas considerações.

A resenha crítica não deve ser iniciada por um resumo no qual se acrescenta, ao final, uma análise crítica. A crítica deve estar presente desde a primeira linha. Resultando, portanto, em um resumo crítico. O tom da crítica poderá ser moderado, respeitoso, agressivo, etc.

A resenha-crítica, como todo texto, tem título, e pode ter subtítulo, por exemplo:

Queda de Braço com Deus (título)

Os ateus fazem sua propaganda em livro que provoca os fiéis. (subtítulo)

Não raro, após o ”título e o subtítulo”, escreve-se um ou dois parágrafos relacionados com o conteúdo da obra, em seguida, intercala-se as referências bibliográficas:

Deus não cedeu espaço na moral, na cultura, na sociedade, nem mesmo na política. Mas a ambição de expulsá-lo de vez — e com Ele, padres, pastores, imãs, rabinos — de todos os recessos de existência vem ganhando expressão em vários livros, o mais recente, Tratado de Ateologia, Michel Onfray (tradução de Mônica Stahel; Martins Fontes, 214 páginas), vendeu 200 000 exemplares na França.

A seguir desenvolve-se o resumo crítico:

Seria correto imaginar que há uma onda de descrença varrendo o mundo Esses livros são sobretudo uma reação — às vezes exagerada, alarmista até — e um, certo recrudescimento da religião, em suas versões mais fanáticas, no mundo pós-11 de Setembro. [...].

A Recensão

Distingue-se da resenha pela maior extensão. E mais minuciosa e analítica. Não raro, certas recensões se tornam artigos ou ensaios importantes, tanto quanto as obras analisadas. ®Sérgio.

_______________________________________

Ajudaram na elaboração deste glossário: Guia de Produção Textual – PUCRS

Assis Brasil - Cinema e Literatura.

Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, quaisquer comentários.

Se você encontrar erros (inclusive de português), por favor, me informe.